Notícia
Semana da Criança: reinventando o brincar
18/10/2019A semana da criança permitiu momentos importantes de celebração na Escola de Ed. Integral Padre Quinha, quem tem como filosofia a formação integral dos educandos, concedendo importância a todas as atividades realizadas naquele espaço. Entre as grandes preocupações da equipe está a forma como as crianças vivenciam o dia a dia na escola, principalmente em relação ao ato de brincar, que é a expressão máxima da infância.
"Foi uma semana muito intensa, que exigiu muito de nós, uma dose extra de energia. Nos envolvemos com o coração, para que as atividades planejadas pudessem proporcionar às crianças muita diversão. Sinto que alcançamos o nosso objetivo. Tivemos uma semana abençoada e divertida!", conta Silvana.
Dentro da concepção do "brincar" na Padre Quinha, não é o conteúdo ideacional do brinquedo que determina a brincadeira, mas sim a própria criança. No jogo do faz de conta, ela se utiliza de instrumentos arcaicos de brincar, mas alheios a qualquer máscara ideacional: pega alguma coisa e a transforma em cavalo; quer brincar com areia e se transforma em pedreiro; quer se esconder e se transforma em bandido ou policial. Em consonância com essa visão, as professoras Silvana dos Santos e Ana Lúcia Castro cuidam e zelam, com muita competência, carinho e dedicação, dos momentos do recreio e da recreação, e não seria diferente durante a semana da criança.
Houve uma integração entre todos os profissionais da escola no planejamento de três dias de atividades diferenciadas e motivadoras. Professores que atuam na Casa de Leitura e nas disciplinas de Educação Física, de Artes, de Inglês e Teatro juntaram-se a Ana Castro e Silvana a fim de organizar diferentes oficinas para os alunos: teia molhada, danças, criação de brinquedos, slackline e muito mais! As professoras de sala de aula, professoras regentes, também organizaram algumas atividades para essa comemoração.
Na sala de artes, as crianças se dedicaram à produção de um bilboquê, um antigo brinquedo que surgiu ainda no século XVI, e um porta lápis. "Quando os alunos terminaram a confecção do bilboquê, eles aproveitaram a outra parte da garrafa pet usada e a transformaram num porta lápis. Foi muito divertido! Os alunos demonstraram bastante interesse e capricharam nos seus brinquedos", comenta a professora de inglês, Sylvinha, que organizou a atividade junto com a professora Talita, de Artes, e o professor Pedro, de Ed. Física, com o acompanhamento de Ana Castro.
Intensificando esse cuidado, os alunos também aproveitaram os lanches diferenciados (picolé, pipoca, gelatina, bolo) e um almoço bem gostoso, cujo cardápio atendeu à solicitação das crianças, para que a semana fosse encantadora e, ainda, de acordo com a proposta da escola, que tivessem a oportunidade de vivenciar momentos que, não só contribuíssem para a sua formação integral, enquanto seres humanos, bem como ficassem guardados em suas lembranças para toda a vida.
računanje postotka
Biznis ideje
ljubavni sat
evri u dinare
gledalica
vrijeme sutra
umrli danas
Weight Loss Injections
Comentários
Confira também