Notícia
Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe
25/10/2020Na noite de quinta-feira, dia 22 de outubro, a Orquestra infanto-juvenil da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) - Núcleo Vale do Cuiabá, formada por alunos e ex-alunos da Escola de Educação Integral Padre Quinha, participou da 11ª edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura. O grupo foi indicado na categoria Música Erudita. Pela primeira vez a cerimônia aconteceu em formato on-line, por conta da pandemia do novo coronavírus.
O prêmio acabou com a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, mas só a indicação já foi um grande reconhecimento pelo belo trabalho realizado no Vale do Cuiabá. Entre os outros indicados estavam o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis.
O Vale do Cuiabá abriga hoje o maior núcleo da ASMB, com mais de 170 crianças aprendendo e cultivando música, entre seis e 16 anos. Embora a arte já fizesse parte da linha educacional seguida pela escola, que faz parte do Centro Educacional Santa Terezinha, a parceria com a Ação Social pela Música começou em 2016.
Coordenadora e regente do núcleo, Taiana Raeder vêm enfrentando algumas dificuldades em 2020 com o ensino remoto, mas a indicação ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe foi um respiro em tempos tão difíceis. “Um reconhecimento muito importante, principalmente nesse momento. Ganhamos visibilidade no cenário de arte e cultura de Petrópolis, isso para as crianças é muito bom. Eles passam a ter outra visão sobre o trabalho que estão desenvolvendo e reforçam a percepção de que eles existem como orquestra fora da comunidade do Vale do Cuiabá”.
As crianças têm aulas práticas e de teoria musical por videoconferência, tanto em grupo quanto individuais, assim como recebem material em vídeos curtos enviados pelo aplicativo Whatsapp para aqueles com dificuldades de acesso à internet.
Comentários
Confira também