Notícia
Festival de Pipas permite diversão em família durante a pandemia
27/09/2021Quem já soltou pipa, pelo menos uma vez na vida, sabe o quão prazeroso pode ser, principalmente quando passamos por todo o processo, desde sua produção à brincadeira de empiná-la no ar. Com as dificuldades trazidas pela pandemia, a professora Bruna Reis Dapont, mediadora da Casa de Leitura, decidiu utilizar esse brinquedo, que atravessou tantas infâncias, não apenas para trabalhar o elemento ar, dentro do projeto Ecologia Integral, mas para oferecer às crianças um momento de vivência familiar.
O ar foi o centro do debate na Escola de Ed. Integral Padre Quinha durante o 2º bimestre, dentro do projeto Ecologia Integral, que tem os quatro elementos - água, ar, fogo e terra - como linha condutora ao longo do ano de 2021. Com o ar, alunas e alunos conheceram a heroína Brisa, que compõe a Liga da Natureza junto com a Ocean, heroína do elemento água, que se apresentou na escola no começo do ano, com a Magma, que chegou no 3º bimestre, e com a heroína do elemento terra, que deve ser apresentada no 4º bimestre.
O desenvolvimento do tema partiu do livro-imagem “Voa pipa, voa”, de Regina Rennó. Todos acompanharam a história e participaram de uma interpretação oral coletiva. A professora também compartilhou cinco obras de arte, de artistas diversos, que traziam a pipa como elemento, sempre criando uma relação com a história do livro. Depois de algumas atividades relacionadas ao tema e de reflexões sobre as formas geométricas, Bruna propôs a realização de um Festival de Pipas. “A ideia, além do brincar pelo brincar, era estimular a família a interagir com a criança e vivenciar aquele momento de prazer, descontração e alegria. Experimentar um momento de observação e embelezamento ao ver a pipa no ar”, contou.
No festival valia tudo, desde a produção de pipas mais profissionais até improvisos com sacolas plásticas e dobraduras. Foram indicados alguns vídeos para auxiliar no processo de soltar pipa e também de fazer a rabiola e o cabresto. As crianças se divertiram e as famílias também. Por fim, os registros de fotografia e vídeo foram expostos no site do projeto: https://sites.google.com/view/escolapadrequinha/in%C3%ADcio/ecologia-integral/ar/educa%C3%A7%C3%A3o-infantil?authuser=0 .
Comentários
Confira também