Notícia
Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários
23/11/2020Os condutores do projeto de 2020 da Escola de Ed. Integral Padre Quinha, Flora e Ravi, compartilharam recentemente com as crianças uma video chamada que fizeram entre eles para matar a saudade e conversar sobre os muitos desafios enfrentados neste ano!
A pandemia do novo coronavírus é um, e talvez o mais impactante, dos muitos problemas que estamos atravessando ao mesmo tempo como sociedade: desastres ambientais, queimadas criminosas, desmatamento, racismo, violência. Todos evidenciando um desequilíbrio não apenas entre nós, seres humanos, mas entre nós e o lugar onde vivemos, o planeta Terra, e onde convivemos com milhares de outros seres, ou ao menos deveríamos conviver.
Flora e Ravi conversaram sobre como o mundo tem se acelerado dia a dia, informações correndo cada vez mais rápido, novas tecnologias surgindo a cada minuto e o nosso tempo parecendo curto para tantas atividades e tarefas a cumprir. Diante desse cenário, refletiram sobre a necessidade de parar um pouco para analisar, pensar, e como, para isso, muitas vezes é fundamental o silêncio.
Para aproveitar os muitos cadernos recebidos na escola por doação, a equipe gestora trouxe a ideia de usá-los como diários do silêncio e as professoras Talita e Renata, de Artes Visuais, ficaram responsáveis por desenvolver uma atividade para a capa. Cada criança ganhou um caderno e foi pedido que elas decorassem as capas com desenhos a partir da pergunta: pra você, o que é o silêncio? A equipe docente entrou na brincadeira e decorou os próprios diários também!
Todos os outros professores passaram então a propor algumas atividades a serem realizadas ou respondidas no diário. O professor Pedro, de Educação Física, por exemplo, conversou com os alunos por vídeo sobre a necessidade da torcida fazer silêncio durante partidas de tênis e a partir disso propôs que eles respondessem em seus diários porque eles acham que as torcidas precisam fazer silêncio durante jogos como esse.
Já Ana, professora regente do 1º ano, no contexto de uma aula sobre adjetivos, pediu que os alunos parassem para refletir, em silêncio, sobre si mesmos e suas características e fizessem uma lista delas no diário.
A partir dos conteúdos trabalhados em aula, os professores propõem atividades para o diário do silêncio. E você? Já parou para pensar o que significa o silêncio?
Comentários
Confira também