Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

3º ano trabalha produção textual

13/07/2019

Um dos principais personagens do projeto educacional de 2019 da Escola de Ed. Integral Padre Quinha no 1º semestre foi a cientista S, que fascina as crianças. Viaja pelo tempo, faz experiências, pede ajuda aos alunos para que descubram sombras misteriosas que auxiliarão nos questionamentos a respeito da vida, do mundo e das pessoas. 
Como um dos gêneros textuais do 3º ano a ser trabalhado é carta, as professoras resolveram escrever, junto com os alunos, para a cientista. Eles conheceram o formato, o que não pode faltar nesse tipo de texto, organizaram um roteiro do que escreveriam e... mãos à obra! 
Dias depois, receberam a resposta da cientista, porém seu computador estava com problemas e não conseguiu colocar os sinais de pontuação. A primeira leitura que fizeram foi bastante confusa, o que fez com que as crianças percebessem o quão fundamental é a pontuação para a compreensão do sentido do texto. O passo seguinte foi a revisão. Coletivamente, os alunos releram cada parágrafo, inserindo a pontuação necessária.
"Aos poucos, a escrita foi ficando mais clara e a compreensão a respeito desses recursos textuais também. A atividade foi envolvente, as crianças ficaram muito felizes ao estabelecer comunicação com a cientista e conseguiram, de uma forma lúdica, utilizar os recursos coesivos oferecidos pelo sistema de pontuação", conta a professora Isabela Costa.

Comentários

Confira também

A Visita do Anjo Gabriel | Projeto 2026

25/03/2026

Uma visita misteriosa, um anjo em silêncio e um quebra-cabeça revelador… assim começou a descoberta de uma das maiores artes de todos os tempos. 

veja mais

O Tonton e o Mímico | Projeto Cinema - 2026

09/03/2026

Mistério na escola: um mímico aparece, imita Tonton e deixa um enigma no ar…

veja mais

Quem é esse? Projeto Cinema - 2026

05/03/2026

Quem é esse ser misterioso que apareceu de forma repentina em nossa escola?

veja mais

Formatura do 5º Ano - Turma 2025

16/12/2025

Um encerramento cheio de emoção: o 5º ano celebrou sua formatur...

veja mais