Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de alunos do 2º e do 5º ano de escolaridade

Confio na qualidade do ensino e sei que os meus filhos estão em boas mãos, com profissionais capacitados. Não é o simples fato de estarem matriculados em uma escola, o que me deixa menos preocu... veja mais

contato

Atividades

A Escola de Educação Integral oferece, além do núcleo comum (Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Ed. Física, Artes e Ensino Religioso), as seguintes atividades:

Casa de Leitura

Na Casa de Leitura, espaço de narratividade, inquietação, transformação e reinvenção, dedicado a práticas leitoras, visando à formação do leitor, as crianças e os jovens compartilham vivências com a linguagem literária, com a imagem e com a música. São estimulados a refletir e opinar, oralmente e por escrito, sobre o que foi ouvido e visto, tornando-se comunicadores de um conhecimento – ou visão dele – que pode e deve ser partilhado e discutido.

Esse exercício de trocas e convívio com a palavra, acredita-se que reinstala o mundo e o sujeito, razão pela qual essa tarefa humanizadora é praticada na Casa de Leitura como um ato de fé.

O empréstimo domiciliar acontece uma vez por semana, possibilitando às crianças compartilhar as histórias com a família e com a própria turma, quando da devolução do livro lido.

Dança

A dança, enquanto forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, exercitou a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade das crianças. Como atividade lúdica, a dança permitiu a experimentação e a criação, no exercício da espontaneidade. Contribui também para o desenvolvimento da criança no que se refere à consciência e à construção de sua imagem corporal, aspectos que são fundamentais para seu crescimento individual e sua consciência social. Favoreceu ainda a melhora da timidez, da auto-estima, da memória, do raciocínio, do repertório cultural e do sincronismo.

Teatro

O teatro proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado das crianças sob vários aspectos. No plano individual, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano do coletivo, o teatro oferece, por ser uma atividade grupal, o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção.

Música

A música, por ser um estímulo para as crianças, melhora o desenvolvimento intelectual, auditivo e sensorial. Permite que as crianças possam entender melhor as palavras, repetindo-as com menos dificuldades. Possibilita, também, a melhora da concentração.

Dessa forma, a aprendizagem da música proporciona condições aos alunos para uma apreciação rica e ampla, aprendendo a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história.

Língua Inglesa

Durante as aulas é trabalhado vocabulário, geografia, história e a cultura dos países ingleses. Para ilustrar tais conceitos, as crianças têm como atividades: tarde com chá inglês, apresentação de músicas em inglês, contação de histórias, jogos e conversação. O trabalho também é ilustrado através de vídeos para os menores.

Educação Ambiental

O “Canto de São Francisco” é uma imensa e linda sala de aula ao ar livre, aberta a todos aqueles que queiram descobrir, compreender e experimentar a Teia da Vida, aprimorando a conscientização ambiental da comunidade. Seu teto é o céu azul, cinza ou estrelado, seu piso é o solo fértil do Vale do Cuiabá, suas paredes a Mata Atlântica e seus caminhos as trilhas no meio da floresta.

O referido espaço está aberto a grupos escolares, grupos interessados na educação ambiental e a pessoas que desejam entender o que é sustentabilidade. Os elementos fundamentais da Teia da Vida – Água, Solo, Ar, Sol e Seres Vivos – estão representados no “Canto de São Francisco”, um espaço multifacetado, e presentes nas atividades desenvolvidas naquele local.

Informática

Inserida a partir da educação infantil, tem como objetivo principal a alfabetização tecnológica dos alunos através do manuseio dos computadores e de suas possibilidades. A Informática Educacional surge como facilitadora da transição “lousa” X “tela”. Nosso lema é “aprender informática e aprender com a informática”, ou seja, por meio de projetos interdisciplinares, fazer com que o aluno aprenda conteúdos específicos das várias disciplinas, utilizando uma grande variedade de recursos que a informática nos oferece. Sendo assim, aprender um programa é apenas consequência, o importante é o projeto, desde que ele seja incentivado e avaliado pelas disciplinas envolvidas. O objetivo não é substituir o método atual, mas auxiliar no desenvolvimento das atividades educacionais através do intercâmbio de informações e do estímulo à consciência crítica, de forma mais ágil, concreta e agradável para o aluno, possibilitando que o conhecimento venha de várias direções, não só do professor. Adaptar a informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, e na preparação do aluno para uma sociedade informatizada. Assim, acreditamos que o computador seja um instrumento de aprendizagem útil para o aluno dentro e fora da escola. A sala de informática também permite que os alunos mais adiantados possam fazer pesquisas na internet, quando solicitados por seus professores.