Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluna do 1º ano

O grupo de pais é interessante, porque a gente aprende coisas novas. A Elaine (psicóloga) é uma ótima profissional. Seria importante se todos os pais participassem. A escola é muito boa, o horário é muito bom para q... veja mais

contato

CRECHE ARCO ÍRIS

O Espaço de Educação Infantil Recanto Arco-Íris iniciou suas atividades no começo dos anos 80. Seu principal mantenedor é a Obra Beneficente Arco-íris, fundada por Cecília Gouvêa Vieira, também idealizadora do trabalho. Teve como primeiro objetivo acolher os filhos e filhas das bordadeiras e costureiras que confeccionavam diversos trabalhos para o bazar anual da Obra. Enquanto as mães produziam, as crianças participavam de diversas atividades no local. Depois passou a acolher crianças com idade entre dois e cinco anos que eram assistidas por professoras dentro de um horário específico, de 12h às 16h e, por conseguinte, desenvolvendo também atividades pedagógicas. À frente do trabalho nesse período estava uma freira. A integração com a comunidade, na ocasião, acontecia através de cursos de bordados, tricô, crochê, corte e costura; aulas de Datilografia, Educação de Jovens e Adultos; bazar, festas, etc. Em 1999, com a saída da freira por motivo de doença, a creche entrou num processo de transformação muito importante. Foi necessário rever sua forma de atuar dentro da comunidade, o que aconteceu com a intervenção do Instituto Superior de Educação Pró-Saber no ano de 2000. Com a intervenção, o trabalho pedagógico, o funcionamento geral, assim como o espaço físico reestruturam-se para receber as crianças em tempo integral, de 08h as 16h30.

Em 2007 seu espaço físico foi novamente modificado de acordo com as exigências da Secretaria Municipal de Educação para obter autorização de funcionamento nos moldes da lei. Totalmente legalizada, passou a denominar-se Espaço de Educação Infantil Recanto Arco-Íris, atuando em consonância com a filosofia Construtivista e desenvolvendo com seus alunos a metodologia de projetos de trabalho.

Como todos os anos o número de pré-matrículas ultrapassa sua capacidade de atendimento, prioriza absorver crianças de famílias moradoras do Vale do Cuiabá. Havendo disponibilidade de vagas recebe, então, famílias de outras localidades. São efetivados, a cada ano, em torno de sessenta e cinco crianças com idade a partir de dois até cinco anos, que são divididas em três grupos e por faixa etária.

Sua integração com as famílias e a comunidade, atualmente, acontece através dos diversos eventos ao longo do ano letivo, dentre eles a Gincana que acontece nos meses de setembro e outubro, e de festas comemorativas.