Notícia
Trabalhando com a Escala Cuisenaire
14/05/2018Entre as atividades desenvolvidas com o 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha durante a semana do dia 02 a 05 de maio está a montagem da casa dos porquinhos com material Cuisenaire. Os objetivos eram proporcionar a manipulação e exploração das peças, oportunizar construções associativas entre as características e valores atribuídos a cada peça do material com conceitos do sistema de numeração decimal, trabalhar ordem crescente e decrescente, estimular a compreensão da sequência numérica com o acréscimo sucessivo de uma unidade, construção de notação aditiva e produção de diferentes composições aditivas para uma mesma soma.
Em um primeiro momento, as crianças tiveram contato com o material Cuisenaire a partir da manipulação livre de peças para, em seguida, relatarem suas observações e criações. Depois elas receberam informações referentes ao valor de cada peça e foram instigadas a realizar novas verificações relacionadas à ordenação (sequencia crescente e decrescente), sequência numérica e outros.
Por fim, com suporte no conto "Os três porquinhos" e também com os conhecimentos adquiridos sobre o material Cuisenaire, os alunos partiram para a missão de ajudar o porquinho a construir a casa de tijolos utilizando as peças e tendo como base um número indicado no telhado. Eles foram orientados a produzir diferentes composições aditivas para o determinado número e associar cada elemento das composições aos respectivos blocos.
Segundo as professoras responsáveis, Ana Lucia Antunes e Juliana Andrade, a atividade alcançou satisfatoriamente os objetivos almejados.
A Escala Cuisenaire ou as barrinhas coloridas que tem por objetivo ajudar as crianças a construir conceitos básicos de matemática ganharam esse nome por terem sido primeiramente confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire no século XX.
Comentários
Confira também