Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

Trabalhando com a Escala Cuisenaire

14/05/2018

Entre as atividades desenvolvidas com o 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha durante a semana do dia 02 a 05 de maio está a montagem da casa dos porquinhos com material Cuisenaire. Os objetivos eram proporcionar a manipulação e exploração das peças, oportunizar construções associativas entre as características e valores atribuídos a cada peça do material com conceitos do sistema de numeração decimal, trabalhar ordem crescente e decrescente, estimular a compreensão da sequência numérica com o acréscimo sucessivo de uma unidade, construção de notação aditiva e produção de diferentes composições aditivas para uma mesma soma.

Em um primeiro momento, as crianças tiveram contato com o material Cuisenaire a partir da manipulação livre de peças para, em seguida, relatarem suas observações e criações. Depois elas receberam informações referentes ao valor de cada peça e foram instigadas a realizar novas verificações relacionadas à ordenação (sequencia crescente e decrescente), sequência numérica e outros. 

Por fim, com suporte no conto "Os três porquinhos" e também com os conhecimentos adquiridos sobre o material Cuisenaire, os alunos partiram para a missão de ajudar o porquinho a construir a casa de tijolos utilizando as peças e tendo como base um número indicado no telhado. Eles foram orientados a produzir diferentes composições aditivas para o determinado número e associar cada elemento das composições aos respectivos blocos. 

Segundo as professoras responsáveis, Ana Lucia Antunes e Juliana Andrade, a atividade alcançou satisfatoriamente os objetivos almejados. 

A Escala Cuisenaire ou as barrinhas coloridas que tem por objetivo ajudar as crianças a construir conceitos básicos de matemática ganharam esse nome por terem sido primeiramente confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire no século XX.


Comentários

Confira também

Conhecendo a escritora Bia Hetzel

18/07/2018

Alunos do 1º ano desenvolvem atividades com base na obra da autora

veja mais

Escola Padre Quinha realiza sua 4ª Mostra Literária

10/07/2018

Conversa com Bia Hetzel e Mariana Massarani foi ponto alto do evento

veja mais

Trabalhando o vocabulário na aula de inglês com os três porquinhos

03/07/2018

Leitura aconteceu na Carreta Literária seguida de confecção de máscaras

veja mais

Identidade é tema de aula na ed. infantil

18/06/2018

Crianças da Escola Padre Quinha aprendem sobre valores, direitos e deveres com o mascote Nicolau

veja mais