Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Michel de Paula Oliveira Pinto, de cinco anos e meio, que está no Grupo III da creche neste ano.

“A adaptação do meu filho foi muito boa. Ele só ficava agarrado comigo, e eu com ele. Hoje está bem, avançou muito. É uma crianç... veja mais

contato
voltar

Notícia

Professores participam de oficina na Casa Pão e Rosas

14/11/2017

Dando continuidade à capacitação continuada em serviço, aconteceu, no dia 25 de outubro, na Casa Pão e Rosas, a primeira "Oficina de Materiais de Tradição Oral”. O evento contou com as professoras da Escola de Educação Integral Padre Quinha e as professoras do Espaço de Educação Infantil Recanto Arco-Íris.
A oficina foi ministrada pela professora Ana Lúcia Antunes, incentivada pela professora Liane de Castro, docente da Universidade Federal da Bahia, cuja experiência com esse trabalho é muito grande. As duas professoras mantêm uma parceria de conversas, de trocas de experiências, de projetos e de confecções de materiais, a longa distância.
A oficina visou, não somente, à reflexão da importância dos textos de tradição oral como transmissores dos costumes e dos valores da sociedade, bem como possibilitou aos participantes refletir sobre o uso dos mesmos na escola, a fim de despertar a curiosidade das crianças, tornando-se elementos disparadores prazerosos em seu processo de aquisição da linguagem falada e escrita, e, ao mesmo tempo, tornarem-se seus usuários.
O encontro teve dois momentos: o primeiro, na parte da manhã, que teve o objetivo maior de relembrar tais textos, enumerá-los, brincar com eles e relacionar seus usos às teorias que compreendem a alfabetização dentro de uma perspectiva de letramento.
No segundo momento, realizado à tarde, muito descontraído e relaxante, foi proposto a confecção de materiais que farão parte do acervo do professor. O fato de terem construído seus materiais em grupos, possibilitou aos os professores das duas instituições momentos de grande troca de ideias e interação. 
Segundo as professoras que participaram do encontro, foi um momento de reflexão da prática pedagógica muito importante e gratificante. Um momento de rever seus conceitos e de reavaliar suas práticas.

Comentários

Confira também

Festa da Colheita transporta alunos para o século XVI

25/07/2018

Evento teve a principal atividade econômica da época como tema: agricultura

veja mais

Encerramento da 1ª etapa do projeto educacional de 2018

25/07/2018

O nome de Shakespeare finalmente se confirmou para alunos e familiares da Escola Padre Quinha

veja mais

Conhecendo a escritora Bia Hetzel

18/07/2018

Alunos do 1º ano desenvolvem atividades com base na obra da autora

veja mais

Escola Padre Quinha realiza sua 4ª Mostra Literária

10/07/2018

Conversa com Bia Hetzel e Mariana Massarani foi ponto alto do evento

veja mais