Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluno da Educação Infantil

Esse é o primeiro ano do meu filho, mas é o primeiro ano que ele está se destacando. É maravilhoso o colégio, a alimentação. Ele adora todos os professores. Está de parabéns o colégio, ele aprendeu basta... veja mais

contato
voltar

Notícia

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Na noite de quinta-feira, dia 22 de outubro, a Orquestra infanto-juvenil da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) - Núcleo Vale do Cuiabá, formada por alunos e ex-alunos da Escola de Educação Integral Padre Quinha, participou da 11ª edição do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura. O grupo foi indicado na categoria Música Erudita. Pela primeira vez a cerimônia aconteceu em formato on-line, por conta da pandemia do novo coronavírus.

O prêmio acabou com a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, mas só a indicação já foi um grande reconhecimento pelo belo trabalho realizado no Vale do Cuiabá. Entre os outros indicados estavam o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis.

O Vale do Cuiabá abriga hoje o maior núcleo da ASMB, com mais de 170 crianças aprendendo e cultivando música, entre seis e 16 anos. Embora a arte já fizesse parte da linha educacional seguida pela escola, que faz parte do Centro Educacional Santa Terezinha, a parceria com a Ação Social pela Música começou em 2016.

Coordenadora e regente do núcleo, Taiana Raeder vêm enfrentando algumas dificuldades em 2020 com o ensino remoto, mas a indicação ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe foi um respiro em tempos tão difíceis. “Um reconhecimento muito importante, principalmente nesse momento. Ganhamos visibilidade no cenário de arte e cultura de Petrópolis, isso para as crianças é muito bom. Eles passam a ter outra visão sobre o trabalho que estão desenvolvendo e reforçam a percepção de que eles existem como orquestra fora da comunidade do Vale do Cuiabá”.

As crianças têm aulas práticas e de teoria musical por videoconferência, tanto em grupo quanto individuais, assim como recebem material em vídeos curtos enviados pelo aplicativo Whatsapp para aqueles com dificuldades de acesso à internet. 


Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais

Memória em Construção: LiteraCest em formato virtual é sucesso em 2020

07/10/2020

Evento aconteceu entre os dias 03 e 07 de agosto


veja mais