Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

pai de Raphaela da Rosa Ferreira Mello, de três anos de idade, que está no Grupo I da creche neste ano.

“A creche é importante para nós porque a Raphaela teve um desenvolvimento surpreendente. Não era muito social, gostava de ficar e brincar... veja mais

contato
voltar

Notícia

O rei da leitura

23/03/2020

Um dos grandes desafios dos professores é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a criar o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias no mundo moderno, cada vez menos as pessoas se interessam pela leitura. Portanto, os professores da Escola de Ed. Integral Padre Quinha pensaram  em uma atividade que se relacionasse  ao conteúdo a ser trabalhado, como também despertasse o anseio pela leitura.

O rei da leitura é uma atividade permanente na turma do 3° ano, pois a mesma tem contribuído para a aprendizagem do aluno, pois, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os diferentes tipos de texto ajuda, ainda, a formular e organizar uma linha de pensamento.

Todos os dias, os alunos levam para casa um poema, cuja leitura é treinada, para que a apresentem em sala de aula, respeitando a entonação e a pontuação. No dia seguinte, em sala, a equipe utiliza como método de sorteio o aplicativo chamado ClassDojo que estabelece a quantidade específica de alunos que realizarão a leitura naquele dia. Ao final da leitura pelos alunos sorteados, a turma escolhe, por votação, o rei ou rainha da leitura, levando em consideração os requisitos pontuação e entonação. A criança que receber mais votos usa a coroa, representando, naquele dia, o rei ou rainha da leitura. 


Comentários

Confira também

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Festa foi ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversas em artes visuais 

veja mais

Escolas Diferenciadas - Claudia Costin

07/03/2020

Claudia Costin publica artigo sobre Escola Padre Quinha na Folha de S. Paulo

veja mais

Alunos da Escola Padre Quinha conhecem os escoteiros Ravi e Flora

28/02/2020

Os dois são os personagens que conduzirão o projeto de 2020

veja mais