Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de alunos do 2º e do 5º ano de escolaridade

Confio na qualidade do ensino e sei que os meus filhos estão em boas mãos, com profissionais capacitados. Não é o simples fato de estarem matriculados em uma escola, o que me deixa menos preocu... veja mais

contato
voltar

Notícia

O desejo de voar: de Leonardo da Vinci a Santos Dumont

25/08/2021

O “ar” foi tema do 2º bimestre deste ano dentro do projeto Ecologia Integral. As crianças conheceram a heroína Brisa que, junto da Ocean e de outras integrantes da Liga da Natureza, está tentando salvar o planeta Terra. Para a turma do 2º ano, da professora Ana Lúcia Antunes, o ar foi trabalhado através do voo e, para isso, as crianças conheceram personagens históricos associados a esse desejo, de Leonardo da Vinci a Alberto Santos Dumont. 

“Eu estava trabalhando a Europa e ia trabalhar as Américas e não queria trabalhar o ar em si, então pensei em trabalhar o voo. Foi assim que cheguei a Leonardo da Vinci, aos Irmãos Wright e a Santos Dumont, e ainda entrou Bartolomeu de Gusmão. A ideia central era mostrar também que na ciência as coisas não acontecem do dia pra noite, é um processo que envolve muitas pessoas ao longo do tempo, considerando o momento histórico e as possibilidades daquele determinado período.”, explica a professora.

Quando a conversa chegou a Alberto Santos Dumont, as crianças já estavam totalmente envolvidas na temática. Além de conversas sobre o assunto, a professora apresentou alguns vídeos informativos e trabalhou com eles duas das mais famosas invenções de Santos Dumont, por meio de textos e infográficos, o 14 Bis e o Demoiselle. O ápice do encantamento do 2º ano se deu quando a professora sugeriu, através de um jogo virtual, que eles tivessem a experiência de pilotar o Demoiselle. O sucesso foi tanto que alunas e alunos pediram que ela disponibilizasse o link do jogo para que pudessem jogar mais em casa. 

Ana Lúcia reforça que a escolha de bons materiais na internet e a exploração bem intencionada dos recursos são fundamentais para determinar a qualidade da aula, para que os alunos saiam motivados. “Eles também reconhecem as boas ferramentas tanto para aprendizagem quanto para entretenimento”.

Em um outro encontro, o 2º ano teve a oportunidade de conversar com a sobrinha-neta de Santos Dumont que, coincidentemente, é professora de inglês na escola. Foi o encontro virtual com maior índice de participação: 24 alunos. A interação foi muito boa e as crianças demonstraram alegria em conhecer a família de Santos Dumont e alguns objetos relacionados a ele. A curiosidade tem sido tão grande acerca do tema “voo”, que muitos familiares estão levando suas filhas e filhos para conhecer o Museu Casa de Santos Dumont, no centro de Petrópolis. 

Como produto final foi montado um vídeo que reúne depoimentos das próprias crianças sobre o desejo de voar, de Leonardo da Vinci a Alberto Santos Dumont. O vídeo, que você também confere a seguir, foi disponibilizado em um site montado especialmente para a 2ª parte do projeto, desenvolvida em 2021, que tem como personagens condutoras as heroínas da Liga da Natureza. A plataforma virtual reúne os produtos finais de todas as turmas da Escola de Ed. Integral Padre Quinha. 



Comentários

Confira também

Festival de Pipas permite diversão em família durante a pandemia

27/09/2021

Trabalho com pipas foi uma proposta da Casa de Leitura

veja mais

Bicho não é lixo, não se joga fora: não abandone animais!

03/08/2021

Campanha foi iniciativa das crianças e professores do Espaço Recanto Arco-Íris no 1º semestre

veja mais

Campanha AGASALHE UM AMIGO arrecada mais de 200 itens

20/07/2021

A iniciativa foi das crianças do 1º ano da Escola Padre Quinha

veja mais

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais