Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluna do 1º ano

O grupo de pais é interessante, porque a gente aprende coisas novas. A Elaine (psicóloga) é uma ótima profissional. Seria importante se todos os pais participassem. A escola é muito boa, o horário é muito bom para q... veja mais

contato
voltar

Notícia

Memória em Construção: LiteraCest em formato virtual é sucesso em 2020

07/10/2020

Entre os dias 03 e 07 de agosto, a Escola de Educação Integral Padre Quinha realizou, através da Casa de Leitura, e pela primeira vez em formato virtual, o LiteraCest. O evento acontece anualmente com o objetivo de promover e aguçar o prazer pelo mundo da arte literária, envolvendo escola, alunos, família e comunidade. O LiteraCest foi a culminância das mediações realizadas na Casa de Leitura, sendo grande parte delas de forma remota.

A construção do LiteraCest 2020 começou ainda antes da pandemia, com as primeiras mediações de leitura realizadas ainda na escola. Bruna, a professora responsável, compartilhou com as crianças a caixa “Ontem, Hoje e Sempre”, que reunia alguns objetos antigos com a proposta de instigar a curiosidade dos alunos para o tema a ser trabalhado: o resgate da memória.

“Junto com a caixa, eles receberam uma carta dos escoteiros condutores do projeto 2020, Flora e Ravi. Na carta eles pediam a ajuda das crianças para descobrir de que época seriam aqueles objetos e a quem eles pertenciam. Então fizemos essa conexão com a memória da pessoa, da comunidade, do lugar”, comenta Bruna.

Os objetos da caixa foram desdobrados em atividades, como o porta-retrato, que resultou em um exercício sobre autorretrato, usando como referência uma das pinturas do holandês Van Gogh; a produção de uma autobiografia; entre outras atividades que ajudaram as crianças a concluir que a memória é um tesouro e que culminaram no LiteraCest – “Memória em Construção”.

Com o desafio de realizar o evento em formato virtual, Bruna contou com a parceria de toda a equipe, mas especialmente da professora Kika, de Informática, para montar um site onde conteúdos diferentes eram liberados todo dia, no período do evento, separados entre memória do lugar, memória da pessoa, memória do autor e memória de todos. A programação trouxe curiosidades sobre os arredores da escola, Vale do Cuiabá e Madame Machado; contação de histórias; entrevistas com moradores antigos da região; coletânea de causos; depoimentos; lembranças de projetos e publicações antigas, como a edição da revista Nossa Praça que celebrou os 70 anos do Centro Educacional Santa Terezinha; galeria de autorretratos com as produções dos alunos; e muito mais. O site ainda está no ar e pode ser acessado pelo link https://sites.google.com/view/literacest2020/in%C3%ADcio?authuser=0 .  

Embora Bruna tenha considerado bem desafiador a realização do evento em formato remoto, e tenha encontrado alguma dificuldade para envolver os alunos, a professora ressalta que o objetivo foi alcançado. Os pais das crianças, inclusive, se manifestaram de forma bastante positiva através de um formulário avaliativo. “Pude conhecer a história do Cuiabá, me diverti com as histórias dos causos, me encantei com as crianças e a criatividade dos envolvidos, foi fascinante”, comentou uma das mães.


Comentários

Confira também

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais

Criando com Monet

21/05/2021

Nas aulas de Artes Visuais, crianças conhecem o artista francês e o Impressionismo

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Dando continuidade ao projeto, heroína pede ajuda das crianças para tentar salvar o planeta de seus problemas ambientais

veja mais