Notícia
Mãos à obra com a arte da Xilogravura
06/06/2018As aulas da disciplina Artes Visuais que aconteceram durante o mês de Maio foram destinadas ao trabalho com o tema Xilogravura, uma técnica usada pelos egípcios e conhecida pelos chineses desde o século II. Trata-se da gravação de imagem em suportes como pedra ou madeira. Sua exploração e “redescoberta” se deu na Europa em meados do século XV, quando a xilogravura cumpriu o papel de grande veículo de imagens e textos.
A arte foi abordada de forma lúdica através de slides interativos. Também foi recapitulada a biografia do alemão Albrecht Dürer (1471-1528), considerado o maior artista gráfico do Renascimento, ilustrando-a com alguns de seus exemplares na xilogravura.
Para dar início ao trabalho com esta técnica, a atividade foi dividida em etapas, para uma melhor compreensão das fases pelas quais os alunos passariam até chegar ao produto final.
Como inspiração, foram apresentadas pinturas, imagens e personalidades/acontecimentos importantes que permearam o século XVI. Por fim, chegou a hora de colocar as “mãos na massa” e se deliciar colocando a técnica em prática, utilizando pratos de isopor como suporte.
"Foram encontros prazerosos nos quais foi possível contemplar uma fantástica integração entre história e arte! Os alunos criaram lindas xilogravuras baseados no que aprenderam. Além disso, contamos com a presença de xilogravuras feitas em madeira e de instrumentos para uso desta técnica, como as goivas, trazidas pela aluna Maria Cecília (5° ano), e que foram produzidas pelo seu próprio pai", contam as professoras Talita Dibb e Renata Wepler.
Comentários
Confira também