Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

pai de Raphaela da Rosa Ferreira Mello, de três anos de idade, que está no Grupo I da creche neste ano.

“A creche é importante para nós porque a Raphaela teve um desenvolvimento surpreendente. Não era muito social, gostava de ficar e brincar... veja mais

contato
voltar

Notícia

Mãos à obra com a arte da Xilogravura

06/06/2018

As aulas da disciplina Artes Visuais que aconteceram durante o mês de Maio foram destinadas ao trabalho com o tema Xilogravura, uma técnica usada pelos egípcios e conhecida pelos chineses desde o século II. Trata-se da gravação de imagem em suportes como pedra ou madeira. Sua exploração e “redescoberta” se deu na Europa em meados do século XV, quando a xilogravura cumpriu o papel de grande veículo de imagens e textos. 
A arte foi abordada de forma lúdica através de slides interativos. Também foi recapitulada a biografia do alemão Albrecht Dürer (1471-1528), considerado o maior artista gráfico do Renascimento, ilustrando-a com alguns de seus exemplares na xilogravura.
Para dar início ao trabalho com esta técnica, a atividade foi dividida em etapas, para uma melhor compreensão das fases pelas quais os alunos passariam até chegar ao produto final. 
Como inspiração, foram apresentadas pinturas, imagens e personalidades/acontecimentos importantes que permearam o século XVI. Por fim, chegou a hora de colocar as “mãos na massa” e se deliciar colocando a técnica em prática, utilizando pratos de isopor como suporte.
"Foram encontros prazerosos nos quais foi possível contemplar uma fantástica integração entre história e arte! Os alunos criaram lindas xilogravuras baseados no que aprenderam. Além disso, contamos com a presença de xilogravuras feitas em madeira e de instrumentos para uso desta técnica, como as goivas, trazidas pela aluna Maria Cecília (5° ano), e que foram produzidas pelo seu próprio pai", contam as professoras Talita Dibb e Renata Wepler.

Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Cerimônia aconteceu em formato virtual na última quinta-feira, dia 22 de outubro

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais