Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de alunos do 2º e do 5º ano de escolaridade

Confio na qualidade do ensino e sei que os meus filhos estão em boas mãos, com profissionais capacitados. Não é o simples fato de estarem matriculados em uma escola, o que me deixa menos preocu... veja mais

contato
voltar

Notícia

Mãos à obra com a arte da Xilogravura

06/06/2018

As aulas da disciplina Artes Visuais que aconteceram durante o mês de Maio foram destinadas ao trabalho com o tema Xilogravura, uma técnica usada pelos egípcios e conhecida pelos chineses desde o século II. Trata-se da gravação de imagem em suportes como pedra ou madeira. Sua exploração e “redescoberta” se deu na Europa em meados do século XV, quando a xilogravura cumpriu o papel de grande veículo de imagens e textos. 
A arte foi abordada de forma lúdica através de slides interativos. Também foi recapitulada a biografia do alemão Albrecht Dürer (1471-1528), considerado o maior artista gráfico do Renascimento, ilustrando-a com alguns de seus exemplares na xilogravura.
Para dar início ao trabalho com esta técnica, a atividade foi dividida em etapas, para uma melhor compreensão das fases pelas quais os alunos passariam até chegar ao produto final. 
Como inspiração, foram apresentadas pinturas, imagens e personalidades/acontecimentos importantes que permearam o século XVI. Por fim, chegou a hora de colocar as “mãos na massa” e se deliciar colocando a técnica em prática, utilizando pratos de isopor como suporte.
"Foram encontros prazerosos nos quais foi possível contemplar uma fantástica integração entre história e arte! Os alunos criaram lindas xilogravuras baseados no que aprenderam. Além disso, contamos com a presença de xilogravuras feitas em madeira e de instrumentos para uso desta técnica, como as goivas, trazidas pela aluna Maria Cecília (5° ano), e que foram produzidas pelo seu próprio pai", contam as professoras Talita Dibb e Renata Wepler.

Comentários

Confira também

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais

Criando com Monet

21/05/2021

Nas aulas de Artes Visuais, crianças conhecem o artista francês e o Impressionismo

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Dando continuidade ao projeto, heroína pede ajuda das crianças para tentar salvar o planeta de seus problemas ambientais

veja mais