Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluno do 2º ano de escolaridade

Eu adoro aqui, não tenho o que reclamar, tanto que a minha menina virá estudar aqui também. Ela está na creche e vai descer para cá. Eu gosto, o ensino é bom e meu filho adora também. É o terceiro an... veja mais

contato
voltar

Notícia

LiteraCest promove momentos de sensibilidade, emoção e reflexão

08/10/2019

Receita de acordar palavras

"Palavras são como estrelas / facas ou flores / elas têm raízes pétalas espinhos / são lisas ásperas leves ou densas / para acordá-las basta um sopro / em sua alma / e como pássaros / vão encontrar seu caminho".

O evento literário "LiteraCest" aconteceu durante a semana de 01 a 04 de outubro, na Escola de Educação Integral Padre Quinha, com muitos momentos de sensibilidade, emoção e reflexão.
As turmas da Educação Infantil ao 2°ano, desde agosto, voltaram-se ao estudo de Manoel de Barros, poeta brasileiro que expressa em suas poesias o encanto pelo vida e pela natureza. Já as turmas do 3° ao 5° ano estudaram o cartunista e quadrinista Quino, muito conhecido pela sua famosa personagem Mafalda.
A semana literária foi enriquecida com a contação de várias histórias pelos pais na Casa de Leitura, e pela professora Lília Rodrigues que emocionou a todos com o “Gigante egoísta” de Oscar Wild. O troca-troca de livros e o sebo adulto e infantil também foram um sucesso!
A turma do 4°ano ganhou uma aula-passeio à gráfica do Jornal Tribuna de Petrópolis, para que se aprofundassem no assunto que tanto tinham pesquisado, não só no LiteraCest, mas durante o primeiro semestre de 2019, quando do estudo da Evolução da Comunicação.
Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com alguns convidados, como o poeta Sylvio Adalberto, autor de "Entardecer no Vale do Cuiabá", onde retrata a paisagem e os hábitos da comunidade; e o quadrinista Fernado Marques, que realiza as tirinhas da Tribuninha, parte do Jornal Tribuna de Petrópolis.
Durante a semana, a escola ganhou também a "Praça da Mafalda", um espaço para conversas, leituras e para passar o tempo, juntamente com a própria Mafalda, debaixo de uma sombra boa que a jaqueira nos proporciona.
Enriquecendo as atividades propostas para o LiteraCest, os murais foram recheados de informações, textos informativos e literários, poesias e jogos, sendo exposto o que tinha sido trabalhado com as crianças.
Ao término do evento, aconteceram apresentações no Canto de São Francisco, um espaço de Educação Ambiental a céu aberto, onde as turmas apresentaram as poesias musicalizadas pela professora Aline e pela professora Geísa. Para abrilhantar ainda mais o momento, alguns pais participaram com a interpretação da poesia musicalizada "Entardecer no Vale do Cuiabá", junto com os alunos.
Em total harmonia com o dia de São Francisco, com a Arte e com a Ecologia, o LiteraCest encerrou sua programação com uma missa celebrada pelo padre Francisco, possibilitando a todos os presentes não só se emocionarem com as palavras e reflexões pronunciadas pelo celebrante, bem como se sensibilizarem com a música tocada pela camerata da orquestra da Ação Social pela Música do Brasil (Núcleo Vale do Cuiabá), e com o canto do Coral Padre Quinha (formado por professores e funcionários da escola).
A semana foi muito rica em aprendizados e reflexões. Foram momentos que possibilitaram muitas vivências, ampliando a sensibilidade e o espírito crítico. Enfim, a ampliação do olhar para além do visível e a leitura da arte literária puderam mostrar, a todos os participantes do LiteraCest, que “na literatura o imaginário é matéria de trabalho” enfeitiçando cada ser.

Comentários

Confira também

Desenvolvendo reflexões numéricas

12/11/2019

Material Dourado e Ábaco ajudaram a trabalhar o conteúdo de forma lúdica

veja mais

Celebrando o professor

20/10/2019

Almoço no Canto de São Francisco incluiu até performance musical 

veja mais

Semana da Criança: reinventando o brincar

18/10/2019

As atividades incluíram danças, criação de brinquedos, slackline e mais

veja mais

Exposição vai homenagear o Canto de São Francisco no dia 04 de outubro

02/10/2019

As pinturas preparadas pelas crianças foram inspiradas nos poemas de Manoel de Barros

veja mais