Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Os preparativos para a chegada do carnaval na Escola de Ed. Integral Padre Quinha, em Artes Visuais, foram inaugurados com a história do carnaval brasileiro, começando pela aquarela de Debret, de 1823, sobre o entrudo – uma brincadeira de rua do século XIX e precursora do carnaval –; passando pela influência europeia, que importou o uso de máscaras e plumas, assim como fantasias e serpentinas; indo até às atuais manifestações artísticas dos desfiles das escolas de samba, através de registros fotográficos antigos de jornais. 

Como nutrição, para o trabalho prático, foram trazidas algumas imagens de pinturas inspiradas no carnaval. Dentre os artistas estão: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Picasso, Militão dos Santos e Antonio de Olinda. Inspirados, os alunos tiveram o seu momento de criar, elaborando uma ilustração sobre a sua experiência com o carnaval e as suas artes, além de suas cores vibrantes e exuberantes. Ao final, os seus trabalhos ornamentaram o espaço onde aconteceu o Baile.

Segundo as professoras responsáveis, Renata Wepler e Talita Dibb, o objetivo das atividades era conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial o carnaval brasileiro, percebendo as influências africana e europeia, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Experimentar diferentes formas de expressão artística, ampliando o entendimento sobre Arte através da sua diversidade, desenvolvendo a criatividade através do desenho.

Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Cerimônia aconteceu em formato virtual na última quinta-feira, dia 22 de outubro

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais