Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

aluna do 5º ano escolaridade

Gosto muito dessa escola e ano que vem quero estar aqui de novo fazendo o contra-turno (Educação Integral II). Eu estudei sobre “O Fantasma da ópera” e a professora apresentou várias histórias. Ela começou com... veja mais

contato
voltar

Notícia

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Os preparativos para a chegada do carnaval na Escola de Ed. Integral Padre Quinha, em Artes Visuais, foram inaugurados com a história do carnaval brasileiro, começando pela aquarela de Debret, de 1823, sobre o entrudo – uma brincadeira de rua do século XIX e precursora do carnaval –; passando pela influência europeia, que importou o uso de máscaras e plumas, assim como fantasias e serpentinas; indo até às atuais manifestações artísticas dos desfiles das escolas de samba, através de registros fotográficos antigos de jornais. 

Como nutrição, para o trabalho prático, foram trazidas algumas imagens de pinturas inspiradas no carnaval. Dentre os artistas estão: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Picasso, Militão dos Santos e Antonio de Olinda. Inspirados, os alunos tiveram o seu momento de criar, elaborando uma ilustração sobre a sua experiência com o carnaval e as suas artes, além de suas cores vibrantes e exuberantes. Ao final, os seus trabalhos ornamentaram o espaço onde aconteceu o Baile.

Segundo as professoras responsáveis, Renata Wepler e Talita Dibb, o objetivo das atividades era conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial o carnaval brasileiro, percebendo as influências africana e europeia, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Experimentar diferentes formas de expressão artística, ampliando o entendimento sobre Arte através da sua diversidade, desenvolvendo a criatividade através do desenho.

Comentários

Confira também

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

O rei da leitura

23/03/2020

Formação do leitor literário

veja mais

Escolas Diferenciadas - Claudia Costin

07/03/2020

Claudia Costin publica artigo sobre Escola Padre Quinha na Folha de S. Paulo

veja mais

Alunos da Escola Padre Quinha conhecem os escoteiros Ravi e Flora

28/02/2020

Os dois são os personagens que conduzirão o projeto de 2020

veja mais