Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

aluna do 5º ano escolaridade

Gosto muito dessa escola e ano que vem quero estar aqui de novo fazendo o contra-turno (Educação Integral II). Eu estudei sobre “O Fantasma da ópera” e a professora apresentou várias histórias. Ela começou com... veja mais

contato
voltar

Notícia

Hora de brincar

20/02/2017

“Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos” (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004).

Brincar é fundamental. É um direito e uma necessidade da criança que exerce um papel importante no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Pensando nas dimensões do brincas, a Escola de Educação   Integral  Padre  Quinha  implementou,  neste ano, o recreio dirigido, que vem sendo planejado e desenvolvido sem intenção utilitária, mas a partir da alegria, da curiosidade, da vontade de agir e interferir. Coordenadas pela professora Silvana dos Santos, diversas brincadeiras vêm sendo propostas aos alunos, em cantos de atividades variadas, para que o ser cognoscente encontre possibilidades, através do brincar, para se desenvolver de forma mais ampla.


Comentários

Confira também

Figuras geométricas com Tangram

27/11/2018

Trabalho foi desenvolvido com os alunos do 1º ano

veja mais

Alunos desenvolvem livros digitais na Casa de Leitura

21/11/2018

Trabalham tiveram as peças de Shakespeare por base

veja mais

Tecnologia, descoberta e construção

12/11/2018

Alunos interagem no recém-reformado laboratório de informática

veja mais

Personagens de Shakespeare

07/11/2018

Análise minuciosa na Casa de Leitura

veja mais