Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Michel de Paula Oliveira Pinto, de cinco anos e meio, que está no Grupo III da creche neste ano.

“A adaptação do meu filho foi muito boa. Ele só ficava agarrado comigo, e eu com ele. Hoje está bem, avançou muito. É uma crianç... veja mais

contato
voltar

Notícia

Figurino de escoteiro feito em casa

28/09/2020

Inspirados nos escoteiros Flora e Ravi, os alunos da Escola de Educação Integral Padre Quinha criaram, em casa, em meados de junho, seus próprios figurinos de escoteiro, como parte das atividades da disciplina de Teatro. Com o isolamento social, eles registraram o trabalho com fotos, que foram enviadas às professoras através do aplicativo Class DoJo.

Um pouco antes da escola ter que se reorganizar por conta da situação de isolamento imposta pela pandemia do novo coronavírus, as crianças conheceram Flora e Ravi, os dois escoteiros condutores do projeto de 2020. Com as crianças em casa, a comunicação passou a ser virtual. De tempos em tempos, a dupla aparece com um novo desafio ou algumas dicas. Para fortalecer esse vínculo, pensando de forma integral, a disciplina de Teatro também se inseriu no contexto dos escoteiros estimulando os alunos a criarem figurinos.

Ainda nas primeiras aparições dos escoteiros na escola, os alunos descobriram as aventuras envolvidas nas atividades escoteiras e aprenderam que a tarefa envolve responsabilidade. Tudo isso certamente influenciou no desenvolvimento das vestimentas. “As crianças foram instigadas a observar os personagens o mais detalhadamente possível e perceber, além das roupas, quais adereços e objetos Flora e Ravi utilizavam, como cinto, lenço, etc. A partir disso foi só usar a imaginação e a criatividade para montar o próprio personagem escoteiro”, comentou a professora de Teatro, Regina Guimarães, reforçando que a ideia de homenagear esses dois personagens tão queridos pelos alunos foi muito bem recebida.

Segundo Regina, algumas crianças não só se caracterizaram de forma bastante criativa, mas deram nomes aos seus personagens. “Isso me deixou bastante feliz. Mais uma vez ficou explícito como, mesmo em casa, em momentos difíceis como o que estamos vivendo, a criatividade e o faz de conta podem ser fundamentais”, ressaltou ela.

O excelente resultado deixou a professora animada para editar e montar o pequeno vídeo “Escoteiros da alegria, uma homenagem a Ravi e Flora”, que foi compartilhado com toda a comunidade de pais, alunos, professores e funcionários através do aplicativo Class DoJo. O vídeo está disponível no Youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=QIteS5dwKl8 .


Comentários

Confira também

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais

Criando com Monet

21/05/2021

Nas aulas de Artes Visuais, crianças conhecem o artista francês e o Impressionismo

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Dando continuidade ao projeto, heroína pede ajuda das crianças para tentar salvar o planeta de seus problemas ambientais

veja mais