Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluno da Educação Infantil

Esse é o primeiro ano do meu filho, mas é o primeiro ano que ele está se destacando. É maravilhoso o colégio, a alimentação. Ele adora todos os professores. Está de parabéns o colégio, ele aprendeu basta... veja mais

contato
voltar

Notícia

Figuras geométricas com Tangram

27/11/2018

No último dia 15 de novembro, os alunos do 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha participaram de atividade durante a aula de matemática com o material Tangram para trabalhar figuras geométricas. 

Inicialmente, as crianças tiveram a oportunidade de manipular, livremente, as peças do Tangram. Em seguida, foram instigados a refletir, a partir das peças, relatando suas percepções e conhecimentos prévios sobre elas. Depois foi realizada a leitura e interpretação da “Lenda do Tangram” para que então todos fossem desafiados a selecionar 7 peças da mesma cor do material e, como no caso da lenda, formarem um quadrado perfeito. Na seqüência, puderam usar a criatividade, montando outra imagem com as mesmas peças. Os alunos fizeram registro, através de desenho, das peças utilizadas para a formação do “quadrado perfeito” e, também, da imagem criada com as mesmas peças.

Em outro momento, a turma foi dividida em grupos. A cada rodada um grupo recebia uma imagem em papel e precisava produzi-la, utilizando o material do Tangram. O grupo vencedor era o que primeiro conseguisse montar e soubesse identificar o nome das peças geométricas utilizadas.

Em nova atividade, os alunos mais uma vez foram divididos em grupo. Em seguida, foi passada uma tabela de imagens, formadas a partir de figuras geométricas. A cada rodada, um integrante de cada grupo era convidado a ir até o quadro para fazer um desenho a partir de comandos dados pela professora (ex: “faça um círculo grande; um triângulo em cima do círculo...”) . Após a conclusão, o primeiro grupo que reconhecesse o desenho ganhava 1 ponto. Vencia o grupo com a maior pontuação ao final das rodadas.

Segundo as professoras Ana Antunes e Juliana Andrade, o trabalho realizado alcançou satisfatoriamente os objetivos almejados. A partir de atividades dinâmicas, instigantes e significativas, os alunos ampliaram seus conhecimentos referentes ao conteúdo de figuras geométricas. 

Comentários

Confira também

Alunos desenvolvem livros digitais na Casa de Leitura

21/11/2018

Trabalham tiveram as peças de Shakespeare por base

veja mais

Tecnologia, descoberta e construção

12/11/2018

Alunos interagem no recém-reformado laboratório de informática

veja mais

Personagens de Shakespeare

07/11/2018

Análise minuciosa na Casa de Leitura

veja mais

Sobre palavras e números

01/11/2018

Professora utiliza área externa para trabalhar matemática e português

veja mais