Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

pai de Raphaela da Rosa Ferreira Mello, de três anos de idade, que está no Grupo I da creche neste ano.

“A creche é importante para nós porque a Raphaela teve um desenvolvimento surpreendente. Não era muito social, gostava de ficar e brincar... veja mais

contato
voltar

Notícia

Figuras geométricas com Tangram

27/11/2018

No último dia 15 de novembro, os alunos do 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha participaram de atividade durante a aula de matemática com o material Tangram para trabalhar figuras geométricas. 

Inicialmente, as crianças tiveram a oportunidade de manipular, livremente, as peças do Tangram. Em seguida, foram instigados a refletir, a partir das peças, relatando suas percepções e conhecimentos prévios sobre elas. Depois foi realizada a leitura e interpretação da “Lenda do Tangram” para que então todos fossem desafiados a selecionar 7 peças da mesma cor do material e, como no caso da lenda, formarem um quadrado perfeito. Na seqüência, puderam usar a criatividade, montando outra imagem com as mesmas peças. Os alunos fizeram registro, através de desenho, das peças utilizadas para a formação do “quadrado perfeito” e, também, da imagem criada com as mesmas peças.

Em outro momento, a turma foi dividida em grupos. A cada rodada um grupo recebia uma imagem em papel e precisava produzi-la, utilizando o material do Tangram. O grupo vencedor era o que primeiro conseguisse montar e soubesse identificar o nome das peças geométricas utilizadas.

Em nova atividade, os alunos mais uma vez foram divididos em grupo. Em seguida, foi passada uma tabela de imagens, formadas a partir de figuras geométricas. A cada rodada, um integrante de cada grupo era convidado a ir até o quadro para fazer um desenho a partir de comandos dados pela professora (ex: “faça um círculo grande; um triângulo em cima do círculo...”) . Após a conclusão, o primeiro grupo que reconhecesse o desenho ganhava 1 ponto. Vencia o grupo com a maior pontuação ao final das rodadas.

Segundo as professoras Ana Antunes e Juliana Andrade, o trabalho realizado alcançou satisfatoriamente os objetivos almejados. A partir de atividades dinâmicas, instigantes e significativas, os alunos ampliaram seus conhecimentos referentes ao conteúdo de figuras geométricas. 

Comentários

Confira também

Construindo conhecimento no mundo digital

10/05/2019

Professora de informática desenvolve blog com a turma do 5º ano

veja mais

Cientista é personagem central na 1ª fase do projeto de 2019

07/05/2019

Curiosidade ajuda a construção de conhecimento com os alunos da Escola Padre Quinha

veja mais

Mais um Sebo Literário de sucesso na Padre Quinha

03/05/2019

Foi o segundo evento do tipo realizado pela escola 

veja mais

Recreação dirigida busca desenvolver as relações da criança

03/05/2019

Brincadeiras como pula carniça, pique-esconde e oficina de peteca fazem parte da rotina da escola

veja mais