Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluna do 4º ano de escolaridade

Eu já até pensei em tirar o Yuri daqui por causa da distância, mas a escola oferece muitas atividades diversificadas como dança, informática, etc. Ano que vem será o último ano dele aqui, mas eu gos... veja mais

contato
voltar

Notícia

Feijoada do amor

09/05/2017
No mês de abril as crianças da Ed. Infantil da Escola de Ed. Integral Padre Quinha descobriram os sabores da feijoada. A experiência foi o toque final das professoras Sara e Samara para trabalhar o quadro "Um jantar brasileiro", de Jean Baptiste Debret.

O objetivo era possibilitar aos alunos a leitura e compreensão da obra através de uma roda de conversa sobre a alimentação no século XIX e a desigualdade social expressa pelo artista, além de oferecer aos pequenos o conhecimento sobre a origem da feijoada.

"O tema dois do projeto tinha como foco a sociedade do séc. XIX e Debret, dentro do subtema ’culinária’. Nesse contexto, optamos pelo quadro "Um jantar brasileiro". A partir da leitura dessa obra de arte, as crianças perceberam o papel dos escravos na sociedade do séc. XIX e a diferença social entre brancos e negros. A pesquisa sobre a origem da feijoada foi feita em conjunto e nos permitiu trabalhar também o gênero textual ’receita’", contaram as professoras.

Ao compreenderem a nova estrutura textual, os alunos desenvolveram a própria receita: "Feijoada do amor". Deve ser uma delícia!

Comentários

Confira também

Professores lançam campanha pelo fim dos incêndios florestais

18/09/2020

Uma das condutoras do projeto de 2020, a escoteira Flora, apareceu em vídeo chamando os alunos a participar

veja mais

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

O rei da leitura

23/03/2020

Formação do leitor literário

veja mais

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Festa foi ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversas em artes visuais 

veja mais