Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluna do 4º ano de escolaridade

Eu já até pensei em tirar o Yuri daqui por causa da distância, mas a escola oferece muitas atividades diversificadas como dança, informática, etc. Ano que vem será o último ano dele aqui, mas eu gos... veja mais

contato
voltar

Notícia

Escola Padre Quinha realiza sua 4ª Mostra Literária

10/07/2018

Foi realizada, na semana de 19 a 23 de junho, a IV Mostra Literária da Escola de Educação Integral Padre Quinha. A atração principal ficou por conta da visita da escritora Bia Hetzel e da também escritora e ilustradora Mariana Massarani.

Em consonância com o projeto educacional proposto para esse ano, a Casa de Leitura desenvolveu atividades que possibilitaram aos alunos conhecer a trajetória de algumas mulheres de séculos passados que não se conformaram com as restrições da época e ultrapassaram as barreiras sociais, tornando-se mulheres notáveis e empoderadas. Dentre essas mulheres, foram enfocadas três representantes dessa transgressão feminina, de diferentes classes sociais: Joana D’arc, Cristina de Pisano e Elizabeth I. Em contrapartida, no contexto sócio-histórico atual, como mulheres fortes, corajosas e criativas, os alunos aprofundaram seus conhecimentos em relação a Bia Hetzel e Mariana Massarani, que também vêm desafiando o papel que a sociedade lhes deu, sem perder o encanto da mulher que resiste ao tempo e aos costumes.

Como vem acontecendo há quatro anos, muitas atividades rechearam a programação da Mostra Literária, desde a contação da história "Controle remoto" de Tino Freitas, com ilustrações de Mariana Massarani, por mães de diferentes turmas, passando por troca-troca de livros, apresentação teatral da peça "O reino enfeitiçado", com texto de Clara Gomes e encenação com a Companhia Teatral da UMEPE, até a conversa com Bia Hetzel e Mariana Massarani, seguida de tarde de autógrafos dos livros adquiridos pelos alunos e professores.

Nesta Mostra, mais uma vez foi visível o gosto que os alunos já possuem pela arte literária e o quanto essa semente tem germinado, produzindo bons frutos. Perceber o prazer e a alegria das crianças ao receberem seus pais no momento da contação da história pelas mães e, também, a forma educada e cheia de expectativa com que receberam as autoras, cujas obras foram lidas em sala de aula por um tempo, traz aos profissionais da Escola a certeza de que estão no caminho certo.


Comentários

Confira também

Tecnologia, descoberta e construção

12/11/2018

Alunos interagem no recém-reformado laboratório de informática

veja mais

Personagens de Shakespeare

07/11/2018

Análise minuciosa na Casa de Leitura

veja mais

Sobre palavras e números

01/11/2018

Professora utiliza área externa para trabalhar matemática e português

veja mais

Arte e brincadeira no dia das crianças

24/10/2018

Alunos participaram de atividades ao ar livre e oficinas

veja mais