Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluno do 2º ano de escolaridade

Eu adoro aqui, não tenho o que reclamar, tanto que a minha menina virá estudar aqui também. Ela está na creche e vai descer para cá. Eu gosto, o ensino é bom e meu filho adora também. É o terceiro an... veja mais

contato
voltar

Notícia

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Por conta dos percalços trazidos pela pandemia do novo coronavírus, a equipe da Escola de Educação Integral Padre Quinha decidiu estender o projeto Ecologia Integral, que começou em 2020, para o ano de 2021. Nos primeiros meses deste ano, os alunos se despediram de Flora e Ravi, a dupla de escoteiros que guiou o projeto durante o ano passado, e receberam a heroína Ocean, que faz parte da Liga da Natureza. Ocean pediu a ajuda das crianças para tentar salvar o planeta dos muitos problemas ambientais que estamos sofrendo.

Desde que apareceu, Ocean tem trazido, por vídeos, desafios semanais para os alunos, inicialmente relacionados ao tema “Água”. Quem superar todos os desafios, por fim vai participar de um sorteio, cujos detalhes ainda não foram revelados. Até agora os desafios foram descobrir a fórmula da água; qual o maior rio do mundo; os estados físicos da água; e procurar o nome de uma doença transmitida pela água. Os alunos colocam as respostas nos comentários dos vídeos no aplicativo ClassDojo, que tem sido uma ferramenta tecnológica fundamental para os bons resultados nesse período de ensino remoto.

“Eu tenho percebido muitas crianças bem animadas com a questão do projeto, mesmo em formato virtual. Acho que tem muito a ver com o fato de as crianças já saberem como funcionam os projetos na escola. Nos encontros on-line isso fica ainda mais perceptível porque eles mesmos conversam sobre o tema entre si”, comentou Ana Antunes, professora do 2º ano, que também integra a coordenação pedagógica como formadora de professores e coordenadora de projetos.

Além dos desafios propostos pela heroína Ocean, o trabalho direcionado pelos professores de cada turma também segue o universo do projeto e envolve a temática do momento de alguma forma. Durante uma das aulas do 3º ano, por exemplo, a professora fez um experimento para explicar o processo de condensação da água, formação de nuvens e da chuva. Fascinado pelo processo, o aluno Mário tentou reproduzir o experimento em casa e gravou um vídeo explicando o processo para a professora. Confira:


A palavra integral está no nome da escola e não é à toa. Vai muito além do tempo que os alunos permanecem no Centro Educacional Santa Terezinha (Cest): tem a ver com o entendimento de que o papel da educação escolar é formar seres humanos íntegros, que desenvolvam o pensar crítico. Formar para a vida e não unicamente para o mercado de trabalho. Estimular a sensibilidade tanto quanto o raciocínio. O projeto de 2020 ganhou o nome de Ecologia Integral com objetivo de trabalhar o sujeito ecológico, a ideia de que todos nós fazemos parte de um coletivo, seja ele a escola, a comunidade, o bairro, a cidade, o país, o continente ou o planeta Terra, e a responsabilidade de cada um nesse sistema complexo.

Desenvolver esse tipo de projeto em formato remoto foi e é um desafio, mas nada impossível. Com a ajuda de algumas ferramentas que a tecnologia nos oferece, a equipe conseguiu manter, com sucesso, grande parte das atividades da escola. 


Comentários

Confira também

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais

Criando com Monet

21/05/2021

Nas aulas de Artes Visuais, crianças conhecem o artista francês e o Impressionismo

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Arte e ciência: unidas pela vacina

14/04/2021

Inspiradas no artista Eduardo Kobra, crianças produzem campanha pela vacina


veja mais