Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

pai de Raphaela da Rosa Ferreira Mello, de três anos de idade, que está no Grupo I da creche neste ano.

“A creche é importante para nós porque a Raphaela teve um desenvolvimento surpreendente. Não era muito social, gostava de ficar e brincar... veja mais

contato
voltar

Notícia

Ditado de Imagem

13/11/2019

As professoras Renata Wepler e Talita Dibb realizaram, na semana do dia 14 de outubro, durante as aulas de Artes na Escola de Ed. Integral Padre Quinha, ditados de imagem, com o objetivo de oferecer ludicidade às crianças através da experiência prática do desenho, não apenas para ampliar seus conhecimentos sobre a Arte, mas também para descobrirem mais um modo de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo.

Através do sorteio de uma palavra por uma criança, cada aluno deveria criar um desenho relacionando-a com os assuntos abordados nesse 3º bimestre e o livro Os Deuses e Deus. Palavras como: mitologia, cultura, fenômenos da natureza, dentre outras.

Tudo começou com uma misteriosa sacola com um ponto de interrogação. Todos pensaram que fosse um presente e, ao sortear, tiveram a impressão de que alguém seria contemplado com uma bela surpresa. Ao retirar um cartão com uma palavra escrita, não entenderam nada e a curiosidade só aumentou. Antes de saber que precisaria desenhar, a criança que sorteou tinha que dizer o que aquela palavra tinha de relação com os conhecimentos aprendidos sobre mitologia, os mitos, a cultura e os deuses, com a ajuda da sua turma.

Após responder algumas perguntas, tais como: Quando você ouve a palavra mito do que você se lembra? O que você acha que a palavra mitologia tem a ver com o livro Os Deuses e Deus?. Sem pestanejar, ao ouvir a palavra ‘mito’, citaram O Mito da Caverna de Platão. Ao ouvirem ‘mitologia’ falaram sobre os gregos e a Antiguidade Clássica, relacionando a crença nos deuses com os fenômenos da natureza e citando a criação do mundo de acordo com a visão da cultura greco-romana, concluindo que cada um tem a sua fé e o seu modo de viver. Para finalizar, desenharam no caderno o que puderam concluir a respeito dos assuntos com criatividade, no intuito de expressar sua autoria e sua autonomia, ainda aprimorar suas produções em uma das principais linguagens manifestadas pela Arte que é o desenho, e integrado ao projeto de 2019, Pensadores.


Comentários

Confira também

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

O rei da leitura

23/03/2020

Formação do leitor literário

veja mais

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Festa foi ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversas em artes visuais 

veja mais

Escolas Diferenciadas - Claudia Costin

07/03/2020

Claudia Costin publica artigo sobre Escola Padre Quinha na Folha de S. Paulo

veja mais