Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

Desenvolvendo reflexões numéricas

12/11/2019

Nos final do mês de setembro, as professoras do 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha apresentaram aos alunos o desenvolvimento de reflexões numéricas a partir do Material Dourado e Ábaco. 

A partir da observação e manipulação das peças do material dourado, a turma trabalhou com reflexões numéricas relacionadas a valor posicional (unidade, dezena e centena), com contagem de 1 em 1, 10 em 10 e 100 em 100. Na seqüência, cada aluno foi chamado para decompor determinado número utilizando o Material Dourado como suporte.

Dando continuidade aos conceitos apreendidos com o Material Dourado, foram todos à sala de matemática para trabalhar com o Ábaco. Primeiramente, as crianças foram divididas em duplas e receberam o material para observarem e manipularem. Em seguido foi pedido que dissessem o que haviam observado. A partir de então, as professoras focaram na reflexão dos seguintes aspectos: significado dos números e letras escritos (unidade – 1, dezena - 10, centena – 100, milhar - 1000) ; quantidade de argolas em cada haste; diferentes cores das argolas. Nesse processo de compreensão foi feita a relação entre o Material Dourado e o Ábaco.

A parte mais divertida foi quando as crianças participaram de um jogo onde um número aleatório era escrito. A dupla que conseguisse montá-lo no Ábaco primeiro ganhava o ponto. Para concluir, como forma de sistematização dos conhecimentos, foram realizadas no caderno atividades relacionadas a decomposição e identificação de valor posicional dos números.




Comentários

Confira também

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

O rei da leitura

23/03/2020

Formação do leitor literário

veja mais

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Festa foi ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversas em artes visuais 

veja mais

Escolas Diferenciadas - Claudia Costin

07/03/2020

Claudia Costin publica artigo sobre Escola Padre Quinha na Folha de S. Paulo

veja mais