Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

pai de Raphaela da Rosa Ferreira Mello, de três anos de idade, que está no Grupo I da creche neste ano.

“A creche é importante para nós porque a Raphaela teve um desenvolvimento surpreendente. Não era muito social, gostava de ficar e brincar... veja mais

contato
voltar

Notícia

Desenvolvendo reflexões numéricas

12/11/2019

Nos final do mês de setembro, as professoras do 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha apresentaram aos alunos o desenvolvimento de reflexões numéricas a partir do Material Dourado e Ábaco. 

A partir da observação e manipulação das peças do material dourado, a turma trabalhou com reflexões numéricas relacionadas a valor posicional (unidade, dezena e centena), com contagem de 1 em 1, 10 em 10 e 100 em 100. Na seqüência, cada aluno foi chamado para decompor determinado número utilizando o Material Dourado como suporte.

Dando continuidade aos conceitos apreendidos com o Material Dourado, foram todos à sala de matemática para trabalhar com o Ábaco. Primeiramente, as crianças foram divididas em duplas e receberam o material para observarem e manipularem. Em seguido foi pedido que dissessem o que haviam observado. A partir de então, as professoras focaram na reflexão dos seguintes aspectos: significado dos números e letras escritos (unidade – 1, dezena - 10, centena – 100, milhar - 1000) ; quantidade de argolas em cada haste; diferentes cores das argolas. Nesse processo de compreensão foi feita a relação entre o Material Dourado e o Ábaco.

A parte mais divertida foi quando as crianças participaram de um jogo onde um número aleatório era escrito. A dupla que conseguisse montá-lo no Ábaco primeiro ganhava o ponto. Para concluir, como forma de sistematização dos conhecimentos, foram realizadas no caderno atividades relacionadas a decomposição e identificação de valor posicional dos números.




Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Cerimônia aconteceu em formato virtual na última quinta-feira, dia 22 de outubro

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais