Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

Curso começa a todo vapor na Casa Pão e Rosas

03/12/2021

Começou na segunda-feira, no dia 29 de novembro, o Curso de Produtos para Café da Manhã Natalino na Casa Pão e Rosas. Durante a semana a turma ainda recebeu a visita do representante do Senai Petrópolis, Volnei Giroud. 

"Já estamos produzindo, demos início à parte de biscoitos e todos estão muito animados e felizes com a oportunidade de poder aprender", comentou a professora e responsável pela Casa Pão e Rosas, Sandra Carvalho.

As mulheres vêm marcando a história com movimentos revolucionários em busca de uma sociedade mais justa, mas o esforço para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização com relação ao sexo feminino parece não ter fim. No dia 08 de março – que depois viria a ser o dia internacional da mulher - de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve pela redução da jornada de mais de 16 horas de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres tomaram as ruas de Nova Iorque pelo mesmo motivo, e também para lutar pelo direito ao voto. No slogan “Pão e Rosas”, o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas, uma melhor qualidade de vida. 

No dia 08 de março de 2017, um coletivo feminista de Petrópolis chamava a sociedade civil para as ruas pelos direitos das mulheres e menos mortes. No dia 08 de março de 2017, um grupo de mulheres celebrava a reinauguração de uma casa dedicada a elas no Vale do Cuiabá, que ganhou o nome de Casa Pão e Rosas. 

O espaço nasceu da vontade de dar um lugar às mulheres do Vale do Cuiabá. O nome veio inspirado em um pôster pintado pelo gravurista brasileiro Carlos Scliar que fazia referência ao slogan carregado nas ruas norte-americanas no começo do século XX. A casa, que já abrigou cursos diversos, da cartonagem ao patchwork, panificação, confeitaria, abriga também muitos sonhos e segue movimentando a esperança para o futuro.


Comentários

Confira também

Crianças do Recanto têm dia de sustentabilidade e alimentação saudável no Canto de São Francisco

23/11/2021

Alunas e alunos estavam acompanhados de familiares

veja mais

Festival de Pipas permite diversão em família durante a pandemia

27/09/2021

Trabalho com pipas foi uma proposta da Casa de Leitura

veja mais

O desejo de voar: de Leonardo da Vinci a Santos Dumont

25/08/2021

Assunto foi usado com o 2º ano para tratar do tema “ar”, dentro do projeto Ecologia Integral

veja mais

Bicho não é lixo, não se joga fora: não abandone animais!

03/08/2021

Campanha foi iniciativa das crianças e professores do Espaço Recanto Arco-Íris no 1º semestre

veja mais