Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

Criando com Monet

21/05/2021

Os alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha, da Educação Infantil ao 5º ano, têm conhecido muitos artistas e obras importantes durante as aulas de Artes Visuais, entre eles o impressionista francês Claude Monet. O objetivo, de acordo com as professoras Renata Wepler e Talita Dibb, é contemplar o direito das crianças de apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais em obras de artistas estrangeiros de diferentes épocas, e matrizes estéticas e culturais. Ampliar a experiência em outros contextos e práticas artístico-visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

“Monet, com seu Impressionismo, nos traz uma outra ideia de representação. Com suas pinceladas e suavidade, mesmo quase 200 anos depois, ainda nos revela que aquilo que nos atravessa pode ser simbolizado com leveza e emoção. O trabalho com as crianças teve essa proposta: a representação com leveza e emoção”, ressalta a professora Renata.

Seguindo o projeto Ecologia Integral, que envolve toda a escola de forma coletiva, e a temática do 1º bimestre, “Água”, uma das obras de Monet apresentada nos encontros on-line foi “Lírios d’Água”, que está entre os trabalhos mais famosos do artista, concluído em 1899. Através de conexões com a história de Monet, contextualizando sua origem, o movimento artístico no qual se inseria – Impressionismo –, sua casa e outros elementos da sua biografia, as professoras provocaram estímulos tanto com desenhos e fotografias quanto com perguntas e muita conversa.

A professora Talita utilizou um mapa durante a introdução do assunto, para que os alunos se situassem com mais facilidade no espaço geográfico. Apresentou curiosidades sobre o artista francês, como o fato de Monet ter montado seu próprio jardim, que está preservado até hoje e também eternizado em grande parte de suas pinturas; e também sobre o Impressionismo. “Monet, além de ocupar um lugar importante na história da arte, nos ensina muito com sua história de vida e, principalmente, com sua aproximação e olhar cuidadoso para a natureza. Tudo isso nos faz refletir sobre a nossa própria relação com o que nos cerca”, comentou.

A obra “Impressão Nascer do Sol”, de 1872, foi usada por ela também como ponto de partida para o desenvolvimento de algumas atividades práticas. O objetivo era que, a partir de todo o conhecimento construído, refletindo sobre a relação de cada um com os outros e com o meio, as crianças se sensibilizassem e criassem suas próprias obras.


Comentários

Confira também

Campanha AGASALHE UM AMIGO arrecada mais de 200 itens

20/07/2021

A iniciativa foi das crianças do 1º ano da Escola Padre Quinha

veja mais

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Dando continuidade ao projeto, heroína pede ajuda das crianças para tentar salvar o planeta de seus problemas ambientais

veja mais