Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluna do 1º ano de escolaridade

O colégio para mim é excelente, tanto o ensino quanto os professores e os projetos também. Ainda mais o ano que vem, aula de música. Privilégio, né?


... veja mais

contato
voltar

Notícia

Crianças trabalham leitura em voz alta com Carreta Literária

30/05/2016

A Carreta Literária oferecida pelo SESI/RJ à Escola de Educação Integral Padre Quinha até o fim desse semestre vem surtindo efeitos. O Concurso de Leitura em voz alta, realizado com a turma do 3º ano, já é sucesso. O objetivo é simples: melhorar a fluência na leitura.

São selecionados livros de poesia que mais se adequem à faixa etária das crianças, assim como ao nível de leitura de cada aluno. Das obras escolhidas foram retirados poemas cujas cópias foram coladas nos cadernos dos alunos e enviados para casa, na intenção de promover a familiarização com o texto. Da Carreta Literária saíram os livros “Caderno de Rimas do João”, do autor e ator Lázaro Ramos, e “Cadê o Pintinho?”, de Márcia Leite.

“As crianças já se habituaram com a prática de ler para os outros e não se sentem mais envergonhadas. Ao contrário, solicitam a participação. Entrar na Carreta, também, foi um diferencial!”, conta a professora Andréa.

Tales tinha faltado à aula na sexta-feira, quando o poema foi enviado para casa. No entanto, mas isso não foi motivo de timidez. Solicitou rapidamente o caderno de uma colega e realizou sua leitura.

Outra criança, Lucas, portador de baixa visão e síndrome de Peters, recebeu a ajuda e o incentivo da professora Andréa, que lia cada verso do poema e pedia que ele repetisse. Desta forma, Lucas foi incluído na atividade, dentro das suas limitações. Não só ele ganhou mais experiência, mas a turma também, aprendendo, a cada dia, a respeitar o outro.

Ao final da atividade, quando todos já tinham lido, o grupo, juntamente com as professoras da turma, considerou que Kethlen leu muito bem e, por isso, merecia o título de Rainha da Leitura.


Comentários

Confira também

Figuras geométricas com Tangram

27/11/2018

Trabalho foi desenvolvido com os alunos do 1º ano

veja mais

Alunos desenvolvem livros digitais na Casa de Leitura

21/11/2018

Trabalham tiveram as peças de Shakespeare por base

veja mais

Tecnologia, descoberta e construção

12/11/2018

Alunos interagem no recém-reformado laboratório de informática

veja mais

Personagens de Shakespeare

07/11/2018

Análise minuciosa na Casa de Leitura

veja mais