Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

Crianças reapresentam peças de Shakespeare no Vale do Cuiabá

11/06/2019

Na quinta-feira, 6 de junho, William Shakespeare fez uma visita à Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, através da encenação de “Romeu e Julieta” por alunos do 1º ano, e de “Hamlet” por alunos 5º ano. O escritor inglês foi tema de estudo em 2018, em projeto que envolveu todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. No encerramento do ano letivo, em dezembro, foram encenadas seis peças dele: além de “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, “A tempestade”, “Sonho de uma noite de verão”, “Rei Lear” e “Otelo”. A apresentação foi acompanhada pela orquestra do núcleo Cuiabá da Ação Social pela Música.

A Padre Quinha adota desde 2015 proposta pedagógica denominada “Pedagogia da Descoberta”, que se caracteriza por desafiar os alunos a descobrir o tema do projeto educacional. Ao longo do primeiro semestre, eles são apresentados quinzenalmente a desafios reais, cuja decifração os leva gradualmente à descoberta principal, além de construir o contexto histórico correspondente.

O segundo semestre é dedicado ao estudo do tema principal e tudo o que foi aprendido ao longo do ano resulta em uma grande apresentação para as famílias e a comunidade do Cuiabá. Em 2018, a festa de encerramento reuniu cerca de 750 pessoas. Além de Shakespeare, já foram temas na Padre Quinha a ópera, os museus, e o escritor Machado de Assis.

A E.E.I. Padre Quinha é uma escola pública confessional, que mantém convênios com a Mitra Diocesana de Petrópolis e com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, e tem seu funcionamento baseado nos princípios que regem as Parcerias Público-Privadas (PPP). A escola é o Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, que desde 2011 tem sido responsável tanto pela orientação metodológica quanto pela supervisão pedagógica da escola, que é referência em Educação na região, pelos resultados que vem alcançando. Todos os 24 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terminaram 2018 alfabetizados. 


Comentários

Confira também

Orquestra Infanto Juvenil encanta público no Vale do Cuiabá

22/05/2019

Performance de temas de filmes e séries foi acompanhada por projeções

veja mais

Alunos voltam no tempo e participam de Jogos Olímpicos da Grécia Antiga

22/05/2019

Cada cor representava um dos povos

veja mais

Construindo conhecimento no mundo digital

10/05/2019

Professora de informática desenvolve blog com a turma do 5º ano

veja mais

Cientista é personagem central na 1ª fase do projeto de 2019

07/05/2019

Curiosidade ajuda a construção de conhecimento com os alunos da Escola Padre Quinha

veja mais