Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Michel de Paula Oliveira Pinto, de cinco anos e meio, que está no Grupo III da creche neste ano.

“A adaptação do meu filho foi muito boa. Ele só ficava agarrado comigo, e eu com ele. Hoje está bem, avançou muito. É uma crianç... veja mais

contato
voltar

Notícia

Crianças reapresentam peças de Shakespeare no Vale do Cuiabá

11/06/2019

Na quinta-feira, 6 de junho, William Shakespeare fez uma visita à Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, através da encenação de “Romeu e Julieta” por alunos do 1º ano, e de “Hamlet” por alunos 5º ano. O escritor inglês foi tema de estudo em 2018, em projeto que envolveu todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. No encerramento do ano letivo, em dezembro, foram encenadas seis peças dele: além de “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, “A tempestade”, “Sonho de uma noite de verão”, “Rei Lear” e “Otelo”. A apresentação foi acompanhada pela orquestra do núcleo Cuiabá da Ação Social pela Música.

A Padre Quinha adota desde 2015 proposta pedagógica denominada “Pedagogia da Descoberta”, que se caracteriza por desafiar os alunos a descobrir o tema do projeto educacional. Ao longo do primeiro semestre, eles são apresentados quinzenalmente a desafios reais, cuja decifração os leva gradualmente à descoberta principal, além de construir o contexto histórico correspondente.

O segundo semestre é dedicado ao estudo do tema principal e tudo o que foi aprendido ao longo do ano resulta em uma grande apresentação para as famílias e a comunidade do Cuiabá. Em 2018, a festa de encerramento reuniu cerca de 750 pessoas. Além de Shakespeare, já foram temas na Padre Quinha a ópera, os museus, e o escritor Machado de Assis. Os projetos têm direção artística da professora Regina Guimarães e direção de figurino da professora Renata Wepler. 

A E.E.I. Padre Quinha é uma escola pública confessional, que mantém convênios com a Mitra Diocesana de Petrópolis e com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, e tem seu funcionamento baseado nos princípios que regem as Parcerias Público-Privadas (PPP). A escola é o Colégio de Aplicação do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, que desde 2011 tem sido responsável tanto pela orientação metodológica quanto pela supervisão pedagógica da escola, que é referência em Educação na região, pelos resultados que vem alcançando. Todos os 24 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terminaram 2018 alfabetizados. 


Comentários

Confira também

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

O rei da leitura

23/03/2020

Formação do leitor literário

veja mais

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Festa foi ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversas em artes visuais 

veja mais

Escolas Diferenciadas - Claudia Costin

07/03/2020

Claudia Costin publica artigo sobre Escola Padre Quinha na Folha de S. Paulo

veja mais