Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Michel de Paula Oliveira Pinto, de cinco anos e meio, que está no Grupo III da creche neste ano.

“A adaptação do meu filho foi muito boa. Ele só ficava agarrado comigo, e eu com ele. Hoje está bem, avançou muito. É uma crianç... veja mais

contato
voltar

Notícia

Construindo conhecimento no mundo digital

10/05/2019

A partir de uma entrevista com o repórter Pedro, da revista Nova Escola, a professora Kika Alves, responsável pelas aulas de informática da Escola de Ed. Integral Padre Quinha, desenvolveu um blog com a turma do 5º ano. Segundo ela, a opção de trabalhar com o blog veio da necessidade de criar um ambiente favorável à geração, construção e apreensão de conhecimento. 

O blog foi utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem, observada a sua importância como recurso didático que pode ser empregado no ensino de forma significativa. "A aprendizagem significativa é aquela que se dá no momento em que há o envolvimento do aluno de forma cognitiva, afetiva e social, levando-o a entender a importância dos conteúdos pedagógicos, como também o motivando a compartilhar e compreender os significados. O que se torna um grande desafio para o professor, é transformar o ambiente em rede em aprendizagem significativa porque a maioria dos estudantes utiliza a Internet apenas como fonte de entretenimento e jogos, e não como meio de comunicar o que efetivamente desenvolve em sala de aula, juntamente com seus professores, cujos resultados podem chamar de aprendizagem significativa coletiva", explica.

A turma utiliza a ferramenta não só para inserir suas produções textuais, como também fotos e vídeos dos projetos da escola registrados pelos próprios estudantes. "O desafio e a minha expectativa diante dessa prática está em atentar para a experiência pedagógica do professor e do estudante, que deve estar apto para levar à sala de aula a utilização da tecnologia como construção do conhecimento de forma significativa, e utilizar tais recursos tecnológicos a favor da educação, precisando, para tanto, se apropriar de tais recursos e integrá-los ao seu cotidiano de sala de aula", conclui Kika.

Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Cerimônia aconteceu em formato virtual na última quinta-feira, dia 22 de outubro

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais