Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Maria Antônia Vieira Lopes, de quatro anos e meio que está no Grupo III da creche neste ano.

“A creche vem sendo muito importante para o aprendizado da minha filha, Maria Antônia. É muito gratificante ver a evolução dela. Qua... veja mais

contato
voltar

Notícia

Construindo conhecimento no mundo digital

10/05/2019

A partir de uma entrevista com o repórter Pedro, da revista Nova Escola, a professora Kika Alves, responsável pelas aulas de informática da Escola de Ed. Integral Padre Quinha, desenvolveu um blog com a turma do 5º ano. Segundo ela, a opção de trabalhar com o blog veio da necessidade de criar um ambiente favorável à geração, construção e apreensão de conhecimento. 

O blog foi utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem, observada a sua importância como recurso didático que pode ser empregado no ensino de forma significativa. "A aprendizagem significativa é aquela que se dá no momento em que há o envolvimento do aluno de forma cognitiva, afetiva e social, levando-o a entender a importância dos conteúdos pedagógicos, como também o motivando a compartilhar e compreender os significados. O que se torna um grande desafio para o professor, é transformar o ambiente em rede em aprendizagem significativa porque a maioria dos estudantes utiliza a Internet apenas como fonte de entretenimento e jogos, e não como meio de comunicar o que efetivamente desenvolve em sala de aula, juntamente com seus professores, cujos resultados podem chamar de aprendizagem significativa coletiva", explica.

A turma utiliza a ferramenta não só para inserir suas produções textuais, como também fotos e vídeos dos projetos da escola registrados pelos próprios estudantes. "O desafio e a minha expectativa diante dessa prática está em atentar para a experiência pedagógica do professor e do estudante, que deve estar apto para levar à sala de aula a utilização da tecnologia como construção do conhecimento de forma significativa, e utilizar tais recursos tecnológicos a favor da educação, precisando, para tanto, se apropriar de tais recursos e integrá-los ao seu cotidiano de sala de aula", conclui Kika.

Comentários

Confira também

Receita de bolo

31/03/2020

Alunos conversam sobre livro e colocam a mão na massa

veja mais

O rei da leitura

23/03/2020

Formação do leitor literário

veja mais

Ilustrando o Carnaval

11/03/2020

Festa foi ponto de partida para o desenvolvimento de atividades diversas em artes visuais 

veja mais

Escolas Diferenciadas - Claudia Costin

07/03/2020

Claudia Costin publica artigo sobre Escola Padre Quinha na Folha de S. Paulo

veja mais