Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Michel de Paula Oliveira Pinto, de cinco anos e meio, que está no Grupo III da creche neste ano.

“A adaptação do meu filho foi muito boa. Ele só ficava agarrado comigo, e eu com ele. Hoje está bem, avançou muito. É uma crianç... veja mais

contato
voltar

Notícia

Compreendendo os números

26/04/2019

Os alunos do 3º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha estão ampliando o campo numérico, cujo processo se dá através de investigações, confrontos e comparações, que lhes possibilita compreender quais são as regularidades do sistema decimal, e não apenas decorar os números. 
Com esse tipo de aprendizado, a proposta é que as crianças tenham facilidade nos momentos de composição, transformação e comparação; nos momentos de adição com agrupamento e subtração com desagrupamento, enfim, no cálculo mental ou sistematizações diversas.
"Na Sala da Matemática, um ambiente preparado com diversos recursos, realizamos uma atividade utilizando a ficha escalonada ou ficha sobreposta. É um material que permite escrever números de 0 a 999. Os tamanhos de cada ordem devem variar de modo que o aluno possa sobrepor perfeitamente uma na outra", conta a professora Isabela Costa.
Seguindo a proposta, Isabela entregou um conjunto de fichas para cada dupla, previamente escolhida. Os alunos as manusearam e organizaram-nas da forma que quiseram. Em seguida, analisaram os números presentes nas fichas e começaram a receber desafios. A partir daí, foi pedido que representassem diversos números, como por exemplo a quantidade de alunos da turma. Também foram feitos desafios mais complexos, como por exemplo, o maior número possível terminado em 2. "Aproveitamos para abordar outros conteúdos: números pares e ímpares, sucessores e antecessores. Foi pedido por exemplo, o sucessor par de 156.
A atividade foi desafiadora e envolvente, os alunos puderam compreender as regularidades através de uma atividade que parecia brincadeira, do jeito que criança gosta!", completa a professora.
Após essa atividade, os alunos fizeram o registro no caderno de matemática do que tinham assimilado, tendo a oportunidade de aprender conteúdos matemáticos de uma forma diferente e que contribuirão para aprendizagens futuras.

Comentários

Confira também

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

O app ClassDojo, introduzido na Escola Padre Quinha ainda em 2019, chega também ao Espaço Recanto Arco-Íris 

veja mais

Criando com Monet

21/05/2021

Nas aulas de Artes Visuais, crianças conhecem o artista francês e o Impressionismo

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Dando continuidade ao projeto, heroína pede ajuda das crianças para tentar salvar o planeta de seus problemas ambientais

veja mais