Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de Michel de Paula Oliveira Pinto, de cinco anos e meio, que está no Grupo III da creche neste ano.

“A adaptação do meu filho foi muito boa. Ele só ficava agarrado comigo, e eu com ele. Hoje está bem, avançou muito. É uma crianç... veja mais

contato
voltar

Notícia

Coisinhas à toa que a gente aprende

08/03/2019

A partir de leitura e interpretação das obras "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz" e  “Outras duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, de Otávio Roth; e “Mais duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz” e “Novas duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”, de Ruth Rocha , os alunos  do 1º ano da Escola de Ed. Integral Padre Quinha realizaram análise linguística e escrita dos textos.

Inicialmente foram instigados a observar a principal característica textual (presença de rimas). Em seguida, após leitura de cada estrofe precisavam identificar as palavras que rimavam ao final de cada verso. "Construímos fichas ilustradas a partir de “trincas” de frases que rimavam. Ex: “Joaninha no nariz”, “Respingo de chafariz” e “Fazer um amigo feliz”. Depois desenvolvemos atividades de leitura, análise linguística e observação de valor fonético de palavras, baseadas nas rimas contidas nas obras. Os alunos eram chamados ao quadro para lerem tirinhas de palavras soltas e formarem trincas que rimavam, como “trança”, França”, “pança”. O momento seguinte foi para a realização de atividades individuais de completar tabelas com palavras que rimavam. Por fim, a partir de coisas que os alunos gostavam, criamos frases com rimas para construirmos um livro da turma: “Nossas duas dúzias de coisinha à toa que deixam a gente feliz”", relataram as professoras Ana Antunes e Juliana Andrade.

Segundo elas, o trabalho realizado alcançou satisfatoriamente os objetivos almejados. Diante atividades dinâmicas, instigantes e significativas os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos referentes aos conteúdos de leitura, oralidade, análise linguística e escrita. 


Comentários

Confira também

Construindo conhecimento no mundo digital

10/05/2019

Professora de informática desenvolve blog com a turma do 5º ano

veja mais

Cientista é personagem central na 1ª fase do projeto de 2019

07/05/2019

Curiosidade ajuda a construção de conhecimento com os alunos da Escola Padre Quinha

veja mais

Mais um Sebo Literário de sucesso na Padre Quinha

03/05/2019

Foi o segundo evento do tipo realizado pela escola 

veja mais

Recreação dirigida busca desenvolver as relações da criança

03/05/2019

Brincadeiras como pula carniça, pique-esconde e oficina de peteca fazem parte da rotina da escola

veja mais