Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluna do 4º ano de escolaridade

Eu já até pensei em tirar o Yuri daqui por causa da distância, mas a escola oferece muitas atividades diversificadas como dança, informática, etc. Ano que vem será o último ano dele aqui, mas eu gos... veja mais

contato
voltar

Notícia

Cientista é personagem central na 1ª fase do projeto de 2019

07/05/2019

No dia 21 de fevereiro aconteceu no auditório o início do projeto político-pedagógico de 2019 da Escola de Ed. Integral Padre Quinha. O tema só será finalmente revelado no fim do primeiro semestre, mas segue o enredo: 

Trabalhando em seu laboratório, a cientista “S” realiza suas experiências, dentre elas a do “vulcão colorido”!

Após muitos cálculos, “S” começa a se sentir angustiada, pois mesmo com tantos experimentos e teorias não consegue responder todas as perguntas que estão em sua mente. Assim, resolve buscar alguém para ajudá-la a elucidar as questões.

Ela verifica em seu computador a solução para essa situação e encontra seis “sombras”. “S” fica impressionada, pede ajuda aos seus seguidores (alunos) e toma a iniciativa de entrar em sua “máquina do tempo”, a fim de encontrar tais “sombras”.

“S” aparece na pré-história e aprecia a descoberta do fogo. Ela tenta entrar em contato com os pré-históricos, mas sem sucesso.

Por fim, não encontra nada que possa ajudá-la e resolve voltar ao laboratório. Na chegada, distribui desafios às turmas e sente-se mais tranquila, pois conta com seus seguidores para decifrar grandes enigmas.

No dia 11 de abril, “S” inicia seus trabalhos no laboratório. Responde algumas perguntas enviadas por crianças da Escola de Ed. Integral Padre Quinha como, por exemplo: Como nascem os ursos polares?

A seguir, “S” relembra aos seguidores que necessita de ajuda para encontrar as “sombras”, para refletirem junto com ela sobre o problema, já que sozinha não consegue chegar a uma solução.

Decide novamente viajar pelo tempo e cai na idade antiga, mais precisamente na Grécia. “S” aprecia o ensaio da apresentação do jogral do mito “Prometeu acorrentado”. Os gregos impressionam-se com a cientista, que aproveita para lhes pedir ajuda para encontrar as sombras. Nesse instante, três sombras são visualizadas pela cientista, que fica muito animada. Ao aproximar-se das sombras, “S” ouve o barulho de sua máquina do tempo e resolve correr a fim de não perder a viagem de volta. Ao longo da semana seguinte, os alunos receberam novas dicas referentes às sombras para ajudar a cientista a desvendá-las. 


Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Cerimônia aconteceu em formato virtual na última quinta-feira, dia 22 de outubro

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais