Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluno da Educação Infantil

Esse é o primeiro ano do meu filho, mas é o primeiro ano que ele está se destacando. É maravilhoso o colégio, a alimentação. Ele adora todos os professores. Está de parabéns o colégio, ele aprendeu basta... veja mais

contato
voltar

Notícia

As diferentes formas de leitura

09/04/2017

Entre os dias 03 e 07 de abril, a mediadora da Casa de Leitura, professora Bruna Reis Dapont, trabalhou diferentes formas de leitura com crianças da Ed. Infantil ao 5º ano. O objetivo era aguçar a imaginação e o prazer de ler e/ou ouvir histórias. Após a visita do Livro Falante à escola, os alunos receberam, misteriosamente, um baú enviado por Tiquetaque, trazendo alguns objetos como bandoleiras, torre, embrulhos de presente e um balão. Com o auxílio das professoras regentes, casa turma realizou a identificação dos objetos. Embora não soubessem do que se tratava, levaram o registro dos nomes dos objetos à Casa de Leitura para desvendarem o mistério.

  “Com o foco em despertar nos alunos o gosto pela Literatura, possibilitando-lhes tornarem-se contadores e autores de novas histórias, instiguei a curiosidade deles, trazendo o livro “A contadora de histórias” de Maureen Haselhurst, embalado num pacote de presente. A partir da observação da capa, estabeleceram relações entre os objetos vistos anteriormente e a trama”, conta Bruna.

  Durante a contação da história, em decorrência da provocação causada pela leitura prévia, os alunos ficaram atentos a tudo o que iam vendo e ouvindo, comparando com os objetos existentes no baú. “Ao final da contação, durante a mediação oral, pude perceber que os objetivos propostos tinham sido atingidos. Dessa forma, os alunos, tiveram a possibilidade de experimentar diferentes formas de leitura”, completa.


Comentários

Confira também

Uma viagem teatral ao século XVI

18/09/2018

Trabalho busca desenvolver a espontaneidade, potencial criativo e liberdade de expressão em todos os níveis

veja mais

Alunos constroem terrários e discutem o meio ambiente

14/09/2018

O trabalho incluiu uma aula sobre sementes e a forma certa de plantar cada uma

veja mais

Brincando de fazer conta

11/09/2018

Alunos do 4º ano conhecem a Sala de Matemática, novo espaço da Escola Padre Quinha

veja mais

Descobrindo a Natureza Morta

05/09/2018

Crianças aprenderam sobre o gênero de pintura na aula de Artes Visuais

veja mais