Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

“Estudei na Creche Recanto Arco-íris em 1989, e tenho boas recordações deste tempo... principalmente no turno da tarde que o espaço proporcionava aulas de bordado e tricô que faziam com que meu tempo fosse ocupado com coisas sadias. É muito bom sabe... veja mais

contato
voltar

Notícia

ArtCest: conhecendo os Brasis nas Artes Visuais

15/12/2020

Entre os dias 23 e 27 de novembro, o ArtCest estreou em formato virtual e com muito sucesso. O tema dessa edição ganhou o título de “Os Brasis nas Artes Visuais”, buscando uma integração com o projeto principal da escola, que em 2020 foi Ecologia Integral. A proposta foi viajar pelas regiões do Brasil, trabalhando a singularidade e a cultura de cada povo através das artes.

O ArtCest é um evento da Escola de Educação Integral Padre Quinha que acontece anualmente no Centro Educacional Santa Terezinha como uma exposição interativa das atividades desenvolvidas na disciplina de Artes Visuais. A proposta é transbordar os muros da escola, envolvendo não apenas alunos e professores, mas também as famílias e a comunidade. O ano de 2020 trouxe o desafio de promover esse encantamento em formato virtual, no contexto da pandemia do novo coronavírus e a necessidade do isolamento social.

“Procuramos proporcionar momentos de apreciação das diferentes linguagens e expressões nas muitas vertentes das Artes Visuais. Nesse processo, tentamos ajudar o aluno a se conhecer e a conhecer o outro, assim como a gente também, a partir da cultura de cada região do país, valorizando a questão da brasilidade. Buscamos desenvolver o pensamento artístico da criança, trabalhando sempre a sensibilidade, a reflexão, a percepção, desenvolvendo os sentidos, a experiência, a criatividade e, acima de tudo, a imaginação”, explicou a professora Talita Dibb, de Artes Visuais, uma das responsáveis pela organização do evento junto com a professora Renata Wepler.

Já não é novidade que a arte permeia todas as atividades que envolvem a Escola Padre Quinha e a Comunidade Educadora do Vale do Cuiabá. Ela é o elemento que torna a palavra “integral” palpável, concreta. Que promove a aproximação de qualquer conteúdo com as experiências da vida diária. Realizar o evento em formato virtual foi um desafio para todos. Para isso, assim como aconteceu no LiteraCest, o ArtCest contou com a parceria especial da professora Kika, de Informática, para montar um site que trouxesse os conteúdos propostos. Como elemento surpresa, a programação foi revelada nas redes sociais do Centro Educacional dia a dia.

O site do ArtCest, além de exposição dos trabalhos dos alunos, trouxe artistas e artesão do próprio Vale do Cuiabá; destacou personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer; contou a história de Sérgio Braga, arquiteto responsável pelo Canto de São Francisco, espaço tão especial da escola; falou também de figuras importantes da nossa cultura, como o Bispo do Rosário; trabalhou a literatura de Cordel, a xilogravura, a preservação ambiental; homenageou Paulo Freire; e ainda lançou uma petição pública pedindo a reabertura do Museu Internacional de Arte Naif, no Rio de Janeiro.

A repercussão foi positiva e as manifestações vieram até pelas redes sociais. A artista naif Lu Morgado parabenizou a escola pela iniciativa da petição lançada durante o ArtCest e se predispôs a conversar com os alunos sobre arte naif. “Parabéns pela iniciativa! Confesso que, quando li, pensei: porque os artistas naif não fizeram isso antes?! [...] Sou artista naif, pintora autodidata, e fico à disposição para o que precisarem, seja pra falar de arte naif aos alunos, seja para ajudar na divulgação da petição, o que já estou fazendo!”. 


Comentários

Confira também

Alunos da Escola Padre Quinha refletem sobre o silêncio através de diários

23/11/2020

Cadernos recebidos de doação foram aproveitados

veja mais

Determinação e solidariedade na Gincana Escoteira da Escola Padre Quinha

09/11/2020

Alunos arrecadaram mais de uma 1 tonelada de alimentos e produtos de higiene para lar de crianças

veja mais

Orquestra do Vale do Cuiabá celebra indicação ao prêmio Maestro Guerra-Peixe

25/10/2020

Cerimônia aconteceu em formato virtual na última quinta-feira, dia 22 de outubro

veja mais

Gincana escoteira é novo desafio dos alunos da Escola de Ed. Integral Padre Quinha

17/10/2020

Gincana começou no último dia 13 de outubro

veja mais