Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

mãe de aluno do 2º ano de escolaridade

Eu adoro aqui, não tenho o que reclamar, tanto que a minha menina virá estudar aqui também. Ela está na creche e vai descer para cá. Eu gosto, o ensino é bom e meu filho adora também. É o terceiro an... veja mais

contato
voltar

Notícia

Aplicativo tem sido fundamental no Vale do Cuiabá

07/06/2021

A pandemia chegou de surpresa sacudindo o mundo e também a estrutura escolar. Apesar da atividade virtual crescente antes de 2020, nada se compara ao protagonismo que essa forma de interação assumiu a partir da necessidade de manter as pessoas em casa o máximo possível, para evitar a propagação do novo coronavírus. As escolas não estavam preparadas para isso, até porque grande parte da população brasileira nem acesso à internet tem, mas no Vale do Cuiabá o trabalho com a ferramenta ClassDojo, já em 2019, quando nem se imaginava uma pandemia, foi providencial. Hoje, todas as famílias da Escola de Educação Integral Padre Quinha usam o aplicativo, que também foi introduzido recentemente entre as famílias do Espaço de Educação Infantil Recanto Arco-Íris. 


Segundo a coordenadora do Espaço, Tamires Carvalho Dias, o ClassDojo tem sido de grande valia, colaborando no envolvimento de toda a comunidade escolar, possibilitando um trabalho mais organizado e de fácil acesso. “Por meio dessa ferramenta, tanto o professor, quanto as famílias, conseguem ter uma visão total do processo de desenvolvimento do aluno. A comunicação ficou mais fácil e rápida”, comenta ela, ressaltando que a receptividade dos familiares foi muito boa. 


Mãe da aluna Ana Luiza, do 3º período, Aline Terra relata que a família tem vivido momentos incríveis com a experiência das atividades virtuais, apesar da certeza dos benefícios dos encontros presenciais. “A vivência com professores, com os amiguinhos, a rotina da creche, tudo isso é essencial, mas precisamos sempre olhar o lado bom das coisas e realizar as atividades com ela pelo ClassDojo tem sido muito legal. Toda a família pode participar: a bisa, os avós, os pais, o irmão. A hora de realizar as atividades se transformou na hora mais aguardada do dia, não só pela Ana Luiza, mas por mim, que a acompanho. É uma experiência linda presenciar a evolução dela no dia a dia, assistir aos vídeos das professoras! Ficamos na torcida para tudo voltar ao normal, mas eu, como mãe, guardarei para sempre esses momentos que tenho vivido com a Aninha!”.


O ClassDojo chegou ao Vale do Cuiabá a partir da percepção da necessidade de uma maior participação dos familiares na vida escolar. A professora e integrante da coordenação pedagógica da Escola Padre Quinha, Ana Antunes, encontrou a plataforma enquanto pesquisava material para seus alunos durante as férias. Quando as aulas começaram, em 2019, ela introduziu a ferramenta primeiro em sua própria turma. Com os resultados positivos, compartilhou a ideia com o resto da equipe e, até o fim daquele ano, a escola toda já estava usando a plataforma. “Como as mães e pais normalmente trabalham, nem sempre podem estar na escola. O aplicativo surgiu, então, como uma forma de levar a escola até eles”.

O ClassDojo é uma plataforma de comunicação escolar para uso diário não apenas por professores, alunas e alunos, mas também pelas famílias, com o objetivo de promover interação nas comunidades escolares através de vídeos, fotos e mensagens. A ferramenta foi criada em 2011 pelos ingleses Sam e Liam. Em janeiro de 2012 já tinha sido traduzida para trinta idiomas. 


No E.E.I. Recanto Arco-Íris, o ClassDojo, assim como na Escola Padre Quinha, foi muito bem aceito, viabilizando um trabalho significativo e palpável, segundo Tamires, que garante que a ferramenta já está agregada à realidade da comunidade escolar e será mantida mesmo com a volta das atividades presenciais. “É bem atrativo, com ícones coloridos e divertidos, o que de certa forma, desperta a atenção da criança. Nós disponibilizamos material impresso para os alunos a cada 15 dias. Os registros de fotos e vídeos que são postados no aplicativo e salvos no campo portfólio têm colaborado bastante para respostas mais rápidas na troca com as crianças. Fica mais fácil até de avaliar o trabalho e realizar intervenções”. 


A mãe da aluna Lívia, do 4º período, Andrea M. de Matos Rodrigues também destacou a interface atrativa e de simples compreensão, além da vantagem de não perder as informações salvas no aplicativo quando precisa limpar a memória do seu celular. “Minha filha fez quatro anos e já sabe entrar no ClassDojo e rever os vídeos postados pelas professoras, o que é bem legal”, comenta. Para a mãe do aluno Thomaz, do 2º período, Sophia Falck Marinho, a dinâmica na creche já é muito boa e o ClassDojo  só facilitou os processos de comunicação. “Fica mais fácil de acompanhar o desenvolvimento das atividades, principalmente agora que não estamos no espaço escolar”.


Comentários

Confira também

Criando com Monet

21/05/2021

Nas aulas de Artes Visuais, crianças conhecem o artista francês e o Impressionismo

veja mais

Recanto Arco-Íris organiza sua 5ª Gincana

08/05/2021

Por conta da pandemia, a atividade acontece pela 1ª vez de forma remota

veja mais

Ecologia Integral: crianças conhecem a heroína Ocean

28/04/2021

Dando continuidade ao projeto, heroína pede ajuda das crianças para tentar salvar o planeta de seus problemas ambientais

veja mais

Arte e ciência: unidas pela vacina

14/04/2021

Inspiradas no artista Eduardo Kobra, crianças produzem campanha pela vacina


veja mais