Comunidade Educadora Vale do Cuiabá

pai de Raphaela da Rosa Ferreira Mello, de três anos de idade, que está no Grupo I da creche neste ano.

“A creche é importante para nós porque a Raphaela teve um desenvolvimento surpreendente. Não era muito social, gostava de ficar e brincar... veja mais

contato
voltar

Notícia

ABC dos povos indígenas

05/06/2017

Foi a partir do tema “Debret no Brasil”, que os professores da Escola de Ed. Integral Padre Quinha decidiram trabalhar com as crianças a temática indígena. Debret teve como missão pintar o cotidiano brasileiro e o fez de forma exemplar entre 1816 e 1831. O pintor retratou tipos humanos, costumes e paisagens locais. 

"Por meio de slides, conhecemos algumas pinturas sobre os indígenas e sua cultura variada. Será que atualmente ainda há índios? Pode parecer uma pergunta descabida, mas existem crianças que acreditam que os índios não existem mais! E foi depois dessa discussão que começamos a compreender um pouco mais sobre esses povos tão esquecidos, por meio do livro “ABC dos povos indígenas no Brasil”, de Marina Kahn e ilustrações de Apo Fousek, da Editora SM", conta a professora do 1º ano, Ana Lúcia Antunes. 

O livro traz uma poesia para cada letra do alfabeto. As letras foram aos poucos sorteadas pelas crianças: 5 a cada dia. Em cada poesia, novos conhecimentos sobre os indígenas do nosso Brasil. Por meio dos temas tratados, aprenderam novos valores, como o amor pela terra, à coletividade e o respeito à diversidade. Para falar sobre o respeito aos indígenas, as crianças leram uma reportagem sobre a trágica morte do índio Galdino, queimado em Brasília por adolescentes. Por fim, montaram juntos um cartaz com o alfabeto indígena, ilustrado com desenhos dos alunos, a partir das palavras do livro.


Comentários

Confira também

CEST celebra seus 70 anos neste sábado

14/12/2017

Festa terá exposição, missa e concerto de natal

veja mais

Fotonovela do Sambinha do Machado

29/11/2017

Crianças montam fotonovela a partir de uma letra de música

veja mais

Projeto Integral II com agenda cheia

27/11/2017

A proposta é oferecer uma experiência de educação integral aos alunos que cursam o ensino regular

veja mais

Muitos prêmios no encerramento da gincana do Recanto

23/11/2017

Evento envolveu escola, família e comunidade

veja mais